Marca Maxmeio

Postado às 11h01 CidadeDestaque Nenhum comentário
Prefeitura de São Gonçalo lança programa “Luz Pela Paz”.

Prefeitura de São Gonçalo lança programa “Luz Pela Paz”.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho), lançou nesta sexta-feira (19) o programa “Luz pela Paz”, que consiste na substituição de lâmpadas de vapor de sódio, as chamadas ‘lâmpadas comuns’, por luminárias de LED – alimentadas através de chip. O objetivo é melhorar a iluminação pública e garantir mais segurança ao cidadão.

De acordo com prefeito Paulinho, essa troca pela tecnologia LED será realizada em 100% da cidade. A estimativa do investimento é no valor aproximado de R$ 10 milhões, e a primeira fase contempla os principais corredores de ônibus do município. Os serviços já iniciaram na comunidade de Jardim Lola, onde o prefeito lançou e já entregou à população as primeiras ruas iluminadas pelo programa.

“A situação da violência está tão terrível no nosso estado que temos que lutar pela paz – de todas as formas possíveis. Do gesto simples de gentileza e solidariedade com o próximo até a busca incessante de recursos e soluções para auxiliar o estado na sua tarefa de zelar pela segurança pública”, afirmou Paulinho.

O gestor ainda reforçou que, mesmo sendo uma responsabilidade do Estado, o município precisa realizar ações administrativas que também possam ajudar a melhorar essa situação. “E a iluminação da cidade é uma delas. Uma cidade iluminada é uma cidade onde as pessoas vão se sentir mais seguras para exercer o seu direito de ocupar o espaço urbano, as ruas, praças, calçadas… afastando a violência”, pontuou.

Tecnologia e economia 

As luminárias com tecnologia de LED são alimentadas através de chip e possui protetor de surto contra variações de picos e transientes da rede elétrica. Ou seja, nos picos de variação de energia, as ‘lâmpadas comuns’ se apagam e, em muitos casos, queimam; diferentemente das luminárias de Led que permanecem acesas mesmo sofrendo essa inconstância.

De acordo com Basílio Júnior, secretário municipal de Serviços Urbanos, além de gerar uma maior segurança à população e garantia na melhoria do serviço de iluminação pública, essas luminárias permitem uma economia em mais de 65% no consumo de energia. “Só pra ter uma noção, nessa primeira etapa a Prefeitura investiu mais de 100 mil reais, e, em apenas 11 meses, com a economia gerada, o valor será recuperado”, observou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − nove =