Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 09h07 PlantãoPolítica Nenhum comentário
Prevenção ao câncer de cabeça e pescoço será debatida em audiência na Assembleia Legislativa

Prevenção ao câncer de cabeça e pescoço será debatida em audiência na Assembleia Legislativa. (Foto: Eduardo Maia).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), promove na próxima segunda-feira (10) uma audiência pública para debater a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O tema será abordado dentro da campanha “Julho Verde”, realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

“A audiência é uma forma de destacar a importância do Julho Verde e facilitar o acesso aos exames preventivos para a população, principalmente do interior do Estado”, explica Cristiane Dantas. A parlamentar é autora da Lei nº 10.132/2016, que insere a campanha Julho Verde no Calendário Oficial do Estado. A proposta do debate é reunir representantes de secretarias municipais e a Secretaria Estadual de Saúde para melhorar o acesso dos pacientes ao diagnóstico preventivo da doença.

Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de laringe é o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. A estimativa aponta para a ocorrência de 7.350 novos casos da doença, sendo que 25% dos tumores são malignos. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Foram convidados para participar do debate pacientes laringectomizados, além de representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e das secretarias estadual e municipais de saúde do RN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *