Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h05 CidadePlantão Nenhum comentário
Lojistas de todo o país concentram a renovação de suas vitrines na feira realizada em Gramado, que teve primeira atividade já no domingo, com a participação do estilista Alexandre Herchcovitch. Nesta segunda, governador José Ivo Sartori anunciou medidas para calçadistas do Rio Grande do Sul.

Lojistas de todo o país concentram a renovação de suas vitrines na feira realizada em Gramado. (Foto: Dinarci Borges).

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

O objetivo é claro: contrastar o frio que faz em Gramado (RS) com vendas aquecidas até a próxima quarta-feira(25). O SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado abriu as portas do Serra Park nesta segunda-feira(23) com corredores lotados e mesas de negociação cheias. O prognóstico positivo anima os expositores, indicando um segundo semestre melhor para a indústria. Com mais dois dias de evento pela frente, os lojistas esperam confirmar a compra dos principais lançamentos com preços e condições diferenciados. “Tivemos um primeiro dia de muita movimentação, com pedidos sendo fechados e encaminhando o sucesso da feira”, afirma o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento, Frederico Pletsch.

Ainda nas primeiras horas de SICC, a longa fila de lojistas fazendo o credenciamento já animava quem esperava por bons negócios nos estandes. Para o diretor da Divalesi, Orceni Bernardi, a projeção é de que esta edição bata recorde de público. “A expectativa é a melhor possível. Essa é uma feira na qual fechamos vendas, mas também abrimos negociações que gerarão pedidos em um futuro próximo”, explica o diretor da fabricante com sede em Três Coroas (RS). Presidente da Calçados Bibi, Marlin Kohlrausch acredita que as conjunturas política e econômica do país já começam a melhorar. “Estamos com o ânimo renovado. A economia sinaliza uma melhora e temos que estar prontos para a retomada. Acredito que a feira será muito positiva para todos”, destaca o presidente da indústria sediada em Parobé (RS).

De parte dos lojistas, a expectativa é conhecer as principais tendências do mercado e renovar as vitrines para o segundo semestre do ano, período em que tradicionalmente as vendas no varejo estão em alta. As opções variadas em todos os segmentos atraíram os lojistas Hani Ihlal e Francisco Carlos Oliveira, de São Paulo, diretores da Umara Sports, rede com seis lojas. Eles estão em Gramado pela primeira vez em busca de um perfil bastante específico de produto: os calçados esportivos. “Viemos inicialmente para conhecer a feira e buscar novos fornecedores. Esse é um momento importante para firmar boas parcerias”, explica Ihlal.

Representando a Loja Perfil, uma rede com 35 lojas nos estados do Sergipe, Bahia, Pernambuco e Tocantins, o empresário Francindo Lourenço do Sacramento Filho atravessou o Brasil para renovar os estoques de toda a rede. “Procuro produtos bem diversificados, por isso a feira é o lugar certo. Aqui tenho acesso a todas as novidades em um só lugar. Além de comprar agora, eu aproveito esse conhecimento das novas coleções para fechar pedidos quando voltar para Sergipe”, explica o lojista, que vem pelo quarto ano ao SICC.

Além de conhecer novos fornecedores, os lojistas chegam ao SICC também em busca de repor estoques com fabricantes que já são parceiros. “Mesmo já conhecendo os expositores, é importante estar na feira para repor os estoques. Esse ano tem uma particularidade positiva, que é o frio, que chegou cedo. Com isso, os estoques da coleção de inverno vão se esgotando e no final de agosto já renovamos as vitrines com os lançamentos de verão. Produtos que despertem desejo de compra, com preços atrativos, são sucesso absoluto”, explicam os diretores das Lojas Paludo, David e Elias Paludo, que respondem pela rede de 47 lojas.

INCENTIVOS RENOVADOS – O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, esteve no SICC na tarde desta segunda-feira (23). Em um ato com a presença de autoridades e empresários, Sartori assinou a renovação dos incentivos fiscais para a indústria calçadista. O incentivo prevê a redução de 12% para 11% a alíquota do imposto nas saídas do sapato gaúcho e será renovado pelo período de mais um ano. “Temos de assegurar a competitividade das nossas indústrias, por isso assinamos esse decreto”, afirmou. “Não podemos desistir dos nossos eventos. São ele que dão a oportunidade para que o setor tenha visibilidade na sociedade, e mostram a importância dele pavimentando o caminho para o crescimento”, ressaltou o governador em referência ao SICC.

PAPO LEGAL – Um dos mais reconhecidos estilistas brasileiros de todos os tempos esteve em Gramado para uma conversa sobre moda. Com o tema “Moda primavera/verão 2016/2017: uma análise sobre as tendências no mercado brasileiro” Alexandre Herchcovicht falou no Papo Legal, evento prévio ao SICC. “O mercado hoje reconhece a importância do calçado como um produto de moda. Particularmente começo meus looks a partir do sapato, peça fundamental”, destacou o estilista.

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *