Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h03 CidadeDestaque Nenhum comentário
Projeto ‘Caminho da Escola’ inicia transporte de alunos com deficiência

Projeto ‘Caminho da Escola’ inicia transporte de alunos com deficiência. (Foto: Adrovando Claro).

Os ônibus escolares que estão realizando o atendimento as pessoas com deficiência, foram fabricados com características especificas para o transporte de estudantes nas zonas urbanas.

Os ônibus escolares que estão realizando o atendimento as pessoas com deficiência, foram fabricados com características especificas para o transporte de estudantes nas zonas urbanas.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou o transporte escolar dos alunos com deficiências da rede municipal de ensino. A condução dos estudantes foi realizada pela primeira vez, executando o projeto ‘Caminho da Escola’, no trajeto de casa para escola e escola para casa. O setor de Educação Especial do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) com o setor de Transporte estabeleceram os percursos, que beneficiam inicialmente 94 alunos das escolas municipais de Natal.

Inicialmente os trajetos atendem os alunos nos três turnos escolares, nos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Panatis, Potengi, Redinha, Pajuçara, Lagoa Azul, Vale Dourado, Soledade, Santarém, Igapó e Nova Natal (Zona Norte); Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Guarapes, Planalto, Alecrim, Lagoa Nova e Quintas (Zona Oeste); Rocas e Santos Reis (Zona Leste) e Nova Descoberta, Potilândia, Cidade Satélite e Pitimbu (Zona Sul).

Em uma das rotas, o ônibus escolar percorreu a zona norte e transportou no horário matutino sete alunos com necessidades especiais dos bairros Nossa Senhora da Apresentação, Potengi, Panatis, Panatis II e da Redinha (comunidade da África) para a Escola Municipal Malvina Cosme. No encerramento das aulas fez novamente o trajeto de retorno às residências. Para Paulo Cezar, pai de Victor Gabriel, de 7 anos, portador de paralisia cerebral e estudante do 2° ano, este é um ótimo serviço e inovador. “Antes pegávamos ônibus lotado para levar ele a escola, e era uma dificuldade, mas com esse ônibus escolar ficamos mais tranquilos”, disse satisfeito.

O aluno Amós Joadson, de 11 anos de idade, portador de deficiência física e estudante do quarto ano do ensino fundamental, também é um dos usuários do ônibus escolar. “Eu estou muito feliz em ter esse ônibus que nos recolhe em casa para estudar. Gosto muito de ir à escola”, disse animado no assento. A avó do aluno, Jacqueline Luiz do Nascimento, confirmou a opinião do neto. “Está ótimo! Eu adorei ter esse programa de transporte para meu neto, está sendo de grande ajuda não só para mim, mas para ele que está é o grande beneficiado com serviço”.

Outra rota, também na zona norte, contemplou mais 11 alunos, de quatro escolas, no trajeto de volta para casa, que teve inicio no final da manhã, deslocou os alunos das Escolas Municipais Professora Terezinha Paulino, Professor Laércio Fernandes, Professor Waldson Pinheiro e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Professora Francisca Célia para suas casas.

Os alunos do 7°ano, da E.M. professora Terezinha Paulino, Samuel Guedes (17), portador de transtornos globais do desenvolvimento (TGD), e Djanilson Felipe (14), portador de síndrome down, foram contemplados com o transporte escolar. “Eu gosto muito do ônibus escolar porque faz um passeio antes de me deixar em casa”, revelou Djanilson Felipe. A mãe do aluno, Maria da Conceição Gomes, explicou que devido a problemas de saúde, seu filho faltava muitas aulas. “Tem dias que não consigo nem andar e como ele não tem condições de ir sozinho, acabava não indo à escola. Sem contar a segurança, porque o ônibus leva e traz na minha porta”, contou muito satisfeita a mãe do garoto. O estudante Samuel Guedes, apesar de ser autista é bastante comunicativo. “É muito legal porque a gente vai para casa com os coleguinhas das outras escolas e ainda dá um passeio bem grande antes de ir para casa”, observou Samuel.

Os alunos do 5° ano, da escola municipal professor Laércio Fernandes, Maria Luiza (11), Wisliany Jade Felix (10) e o Clebson Oliveira (11), portadores de paralisia cerebral, são cadeirantes e utilizaram o transporte escolar pela primeira vez. A mãe da Wisliany, Jaqueline Felix acompanhou a filha no deslocamento até a residência e conheceu de perto a importância do ônibus escolar. “Esse serviço facilita a locomoção, porque nem todas as ruas são calçadas e eu sentia muita dificuldade de levá-la à escola empurrando a cadeira, e ainda protege a minha filha de ficar exposta ao sol e a chuva”, ressaltou.

A rota da zona sul, integrou os bairros de Pitimbu, Nova Descoberta e Mirassol no horário vespertino, conduziu os alunos especiais para a Escola Municipal Ascendino de Almeida e o CMEI Vilma Dutra. A aluna do 2° ano, da E.M. Ascendino de Almeida, Ingrid Mayara (6) portadora de paralisia cerebral, que reside no Pitimbu, inaugurou o trajeto. A mãe da aluna, Eurides Santos, comemorou e disse que o transporte vai facilitar o deslocamento. “Minha filha tinha que vir de carona e eu empurrava a cadeira por três quarteirões, já que a cadeira não desmonta e não cabe em carros pequenos,” disse Eurides.

Em Nova Descoberta, os alunos do nível IV, do CMEI Vilma Dutra, Felipe Felix (5), portador de paralisia cerebral e Ireny Beatriz (6), portadora de deficiência física, ficaram encantados com o ônibus escolar. A avó do Felipe, Maria José Vasconcelos, explicou que nos primeiros dias de aula, Felipe ia de carro, mas tinha que desmontar a cadeira e perdia muitas peças. “Tínhamos um custo muito alto coma a manutenção do equipamento”, afirmou Maria José. A mãe de Ireny, Maria Miriam, disse que sempre levava a filha de ônibus. “Ela adoecia muito devido ao calor, e estava constantemente no hospital por ter uma saúde frágil”.

O motorista da SME, Daniel de Souza, que está fazendo o transporte dos estudantes portadores de deficiência pelos bairros da zona norte, disse que já percebeu a satisfação das famílias atendidas. “Está sendo muito gratificante prestar esse serviço à comunidade, pois sentimos a alegria das famílias em ver seus filhos e netos, que agora possuem um transporte seguro para ir e vir da escola”.

Os ônibus escolares que estão realizando o atendimento as pessoas com deficiência, foram fabricados com características especificas para o transporte de estudantes nas zonas urbanas. Os veículos são dotados de elementos específicos que os tornam acessíveis aos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida, (plataforma elevatória veicular e demais equipamentos e mobiliários necessários). O projeto ‘Caminhos da Escola’ possui 12 ônibus no valor total de R$ 1,8 milhão, que foram adquiridos com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com complemento financeiro da Prefeitura do Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *