Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 15h03 Geral [ 16 ] Comentários

Internautas alegam que relacionamentos estão se desfazendo por incompreensão de diálgos publicados no facebookRedes Sociais

Por Elias Medeiros – Mtb 1683 DRT-RN

Em plena era digital, a internet tem cada vez mais importância na vida de qualquer cidadão, seja a nível pessoal ou profissional. As Redes Sociais, criaram em  nós um novo comportamento e uma nova maneira de se comunicar, qualquer pessoa tem voz ativa. Uma ajuda útil a memória, principalmente quando se trata das notificações de aniversários, algo que escapa sempre em nosso esquecimento dado a correria que vivemos, pontos positivos ao facebook e ao orkut.   

A velocidade a qual as informações se espalham, pode levar alguém as estrelas como também ao fundo do poço. Em história recente temos o registro da força do twitter nas últimas eleições presidenciais, a qual elegemos a primeira mulher para conduzir o destino do nosso país com percentuais dignos de nota.  Enquanto em São Paulo, uma jovem estudante de Direito, resolveu fazer um comentário infeliz e preconceituoso, “sugerindo que afogar um nordestino seria um favor a SP”. A universitária paulista achou que os seus comentários ficaria reservado aos seus seguidores do twitter. Explodiu uma indignação por todo país, levando a estudante responder judicialmente por isso. 

As contribuições das Redes Sociais são imensas, em fatos recentes, geramos comunicação através do facebook e twitter  sobre os conflitos ao redor do mundo, como no Egito, onde os governantes proíbe a imprensa de atuar. Campanhas humanitárias são geradas com resposta em tempo real.

Como nem tudo são flores, as interações e amizades verdadeiras ficaram para trás. “No Face, foi criado uma espécie de prisão, onde você é “cutucado” por pessoas que não conhece, conversa com estranhos e acaba sabendo dos problemas de seus amigos antes mesmo que eles os contem a você, além de facilitar fim de relacionamentos” destaca o estudante de comunicação social, Alexandre Martins, que perdeu a noiva por incompreensão de alguns comentários publicados em sua page.

“No facebook, o tempo antes dedicado aos estudos virou coisa do passado para quem prefere comentar no mural dos amigos. Publicar fotos próprias com autoelogios, curtir fotos de pessoas desconhecidas e futricar a vida dos outros  é uma forma de chamar a atenção,  preciso ser vista”, declara a estudante do ensino médio Rosana Barbieto.  

Resposta dos email recebidos, veja na íntegra, acesse comentários publicados... 1 – O que mudou na sua vida desde que passou a usar o Facebook?

  • Canindé Soares – Repórter Fotográfico – Natal. “Mais interação do meu trabalho com um número maior de pessoas e fortalecimento de relacionamento com pessoas que antes eram meros conhecidos. Positivo: Conquista de espaço e divulgação do trabalho. Negativo: é o tempo destinado ao uso das ferramentas.”
  • Flávio Resende (Jornalista e Escritor) – Natal.  “Nada tão substancial, afinal a vida é bem mais complexa que o facebook, mas tornou as visitas ao computador mais prazerosas e potencializou a divulgação de algumas coisas ligadas a meu trabalho de jornalista e divulgação da ONG Casa do Bem.Positivas é rever os amigos, fotos antigas e novas, ouvir algumas músicas, ver o mundo de uma maneira mais familiar, negativas quase nada, gosto da ferramenta. Meu casamento atual de certo modo foi potencializado pelo Orkut na época.O Facce aproxima seguramente.”
  • Michele Araújo (Estudante)  Recife-PE.“Eu penso que jamais se deve substituir as relações pessoais por contatos pela internet, mas é um jeito de não perder contato mesmo com aquelas pessoas que nós nem sempre vamos encontrar.” 
  • Lohanna Gomes (Estudante) – Rio de Janeiro. “Agregar novas amizades, lembrar datas de aniversários dos amigos e  ser vista, além de receber elogios.” 
  • Fernando Martins (Estudante)–Rio de Janeiro.“O Twitter faz com que eu goste de pessoas que nunca conheci,  eu odeio as pessoas que eu conheço na vida real.” 
  • Ferreira (Militar)- RJ “Se tornou um vício, tenho falado com vários amigos distantes.” –
  • Carla Marins (Estudante) – Maranhão. “Encontrar amigos, agregar novas amizades, compartilhar fotos, tudo isso faz com que você goste de pessoas que você só conhece virtualmente.” 
  • Lucina Ratinho (Ultramaratonista) São Paulo. “Fiz muitas amizades, só adicionoo pessoas conhecidas, além dos comentários e incentivos que recebo dos meus amigos quando participo das Ultramaratonas”
  • Tamara (Estudante) – São Paulo. “Minha vida após facebook, não mudou em nada com relação a vida social, porém é um escape para entrarmos em contato com amigos e parentes distantes. Término de relacionamento não, conflitos com uma grande amiga. O FB aproxima e ao mesmo tempo afasta, tudo é relativo”. 
  • Ana Paula Dan (Arquiteta) – Rio de Janeiro.“Na verdade, quase nada.. Não sou grande frequentadora de redes sociais, não abro o FB todos os dias, por exemplo.  Talvez tenha me ajudado em relação a eventos/convites/organização e/ou divulgação de coisas importantes/interessantes. Afugenta ou aproxima?  As duas coisas. É apenas uma ferramenta, depende de como é utilizada.” 

  • Eduardo Alexandre (Militar) – Rio de Janeiro – “Desperdício de tempo, vendo o que as pessoas estão pensando ou postando. Positivo: Contatos com pessoas amigos/conhecidos. Negativo:  além de contatos pode também ser uma porta para divulgação de pornografia, opiniões deturpadas, mal entendidos, etc. As Reedes Sociais afugenta as pessoas para longe daquilo que chamamos de “amizade”, pois,  aceitar um amigo não traduz o sentido primário da palavra, definida no “Aurélio” como: …sentimento fiel de afeição , estima ou ternura entre pessoas que em geral não são parentes ou amantes.”
  • Michele Araújo (Psicóloga) – São Paulo –  Consigo manter contato com meus amigos sem custo (Brasil, América Central, Europa, Ásia, Oceania e África) e com certa proximidade por ver fotos, comentários, comentar coisas e ter resposta em tempo real. Conhecer valores e   novas culturas. Positivo: ampliação e possibilidade de relações pessoais e profissionais. Negativo: dispersão do tempo. Já me relacionei com alguém do  facebook. Aproxima ou afugenta: Ambas.

16 respostas para “Corações partidos nas redes sociais”

  1. Michele Araújo disse:

    Michele Araújo – São Paulo
    Respondeu a entrevista Online:
    Caros Amigos,

    Preste a finalizar uma matéria sobre as Redes Sociais, se possível gostaria que participassem respondendo os seguintes questionamentos:

    1 – O que mudou na sua vida desde que passou a usar o Facebook?
    Consigo manter contato com meus amigos sem custo (Brasil, América Central, Europa, Ásia, Oceania e África) e com certa proximidade por ver fotos, comentários, comentar coisas e ter resposta em tempo real. Conheço um pouco mais sobre os valores e gostos das pessoas com quem convivo mas não tenho grande vínculo de amizade, muitas vezes descobrindo coisas em comum que de outro modo jamais descobriria.

    2 – Quais as contribuições Positivas e Negativas para o seu dia-a-dia?
    Positivos: (os acima citados +) Ampliação de possibilidades de relação, inclusive com pessoas que há muito tempo não encontrava.

    Negativos: Dispersão, às vezes deixo de ler algo ou estudar porque as mídias sociais são um universo encantador.

    3 – As Redes Sociais já gerou algum conflito em seu dia-a-dia, como término de relacionamento?
    Não.

    4 – Você já assumiu algum relacionamento com alguém das Redes Sociais?
    Sim.

    5 – Na sua visão, as Redes Sociais, aproxima ou afugenta as pessoas?
    Ambos.

    PS – A quem participar, solicito autorizar publicar em meu Blog trechos das resposta, total ou parcial.
    Autorizo.

  2. Lucina Ratinho disse:

    Lucina Ratinho – São Paulo
    Respondeu a entrevista Online:
    1 – O QUE MUDOU NA SUA VIDA DESDE QUE PASSOU USAR O FACEBOOK?
    Fiz muitas e muitas amizades, rsrs mas só adiciono as pessoas que me conheceram nas corridas….
    2 – Quais as contribuições Positivas e Negativas para o seu dia-a-dia?
    Adoro receber comentários de incentivo, quando estou atravessando algum problema e coloco aos meus amigos….fazem tanta torcida que me deixam muito alegre,por mais triste que esteja naquele momemento.
    Nao vejo nada de negativo do que falam a meu respeito

    3 – As Redes Sociais já gerou algum conflito em seu dia-a-dia, como término de relacionamento?
    Não, nunca tive conflito algum nas redes sociais,mesmo porque sou muito respeitada por todos e respeito a todos também….

    4 – Você já assumiu algum relacionamento com alguém das Redes Sociais?
    Nao, sou casada a 48 anos com o mesmo marido Português rsrsrs

    5 – Na sua visão, as Redes Sociais, aproxima ou afugenta as pessoas?
    Acho eu, que aproxima,desde que você esteja falando com uma pessoa que você conhece, o maior perigo é fazer amizades com quem nunca viu,sem saber quem realmente está do outro lado..

    PS – A quem participar, solicito autorizar publicar em meu Blog trechos das resposta, total ou parcial.

    Se minhas respostas te servir para alguma coisa, pode usar e abusar rsrs pois você é uma pessoa muito legal e honesta e mesmo porque, não tenho nada a esconder na minha vida rsrs.
    Bjs
    Lucina Ratinho

  3. Canindé Soares disse:

    Canindé Soares – Repórter Fotográfico – Natal
    Respondeu a entrevista Online:
    1 – O QUE MUDOU NA SUA VIDA DESDE QUE PASSOU A USAR O FACEBOOK?
    Mais interação do meu trabalho com um número maior de pessoas e fortalecimento de relacionamento com pessoas que antes eram meros conhecidos.

    2 – Quais as contribuições Positivas e Negativas para o seu dia-a-dia?
    Positivas é quanto a conquista de espaço tendo o trabalho divulgado ainda mais. Negativo é o tempo que temos que destinar para o uso das ferramentas.

    3 – As Redes Sociais já gerou algum conflito em seu dia-a-dia, como término de relacionamento?
    Não, pois uso apenas profissionalmente.

    4 – Você já assumiu algum relacionamento com alguém das Redes Sociais?
    Não.

    5 – Na sua visão, as Redes Sociais, aproxima ou afugenta as pessoas?
    Aproxima, com certeza.

    PS – A quem participar, solicito autorizar publicar em meu Blog trechos das resposta, total ou parcial. Autorizado.

    Grato!!
    Abraços a todos.

  4. Ferreira disse:

    Ferreira – Rio de Janeiro
    Respondeu a entrevista Online:
    1 – O que mudou na sua vida desde que passou a usar o Facebook?
    R – Fiquei viciado

    2 – Quais as contribuições Positivas e Negativas para o seu dia-a-dia?
    R- Tenho falado com vários amigos que não via a tempos e negativa perco muito tempo em ver o que os outros postaram.

    3 – As Redes Sociais já gerou algum conflito em seu dia-a-dia, como término de relacionamento?
    R- Não mas algumas perguntas tipo quem é essa? porque ela mandou isso? etc….

    4 – Você já assumiu algum relacionamento com alguém das Redes Sociais?
    R- Não.

    5 – Na sua visão, as Redes Sociais, aproxima ou afugenta as pessoas?
    R- Aproxima

    PS – A quem participar, solicito autorizar publicar em meu Blog trechos das resposta, total ou parcial.
    Sim

    Grato!!
    Abraços a todos.

  5. Ana Paula Dan disse:

    Ana Paula Dan – Rio de Janeiro
    Respondeu a entrevista Online:

    1 – O que mudou na sua vida desde que passou a usar o Facebook?
    Na verdade, na verdade, quase nada.. Não sou grande frequentadora de redes sociais, não abro o FB todos os dias, por exemplo. Então nem posso dizer que serve para me manter atualizada. Talvez tenha me ajudado em relação a eventos/convites/organização e/ou divulgação de coisas importantes/interessantes.

    2 – Quais as contribuições Positivas e Negativas para o seu dia-a-dia?
    Negativas: perder tempo online.
    Positivas: contato com pessoas distantes e/ou que não vejo a muito tempo. Também a questão de divulgação de alguns trabalhos.

    3 – As Redes Sociais já gerou algum conflito em seu dia-a-dia, como término de relacionamento?
    Não. Mas confesso que não é bom ver o que algumas pessoas escrevem no mural de um namorado (qdo se tem um), por exemplo.

    4 – Você já assumiu algum relacionamento com alguém das Redes Sociais?
    Se estiver falando de mudar o status de relacionamento no FB: não. Isso não é importante para mim.. nem para para pensar. Mas posso mudar se a outra pessoa pedir.

    5 – Na sua visão, as Redes Sociais, aproxima ou afugenta as pessoas?
    As duas coisas. É apenas uma ferramenta, depende de como é utilizada.

    PS – A quem participar, solicito autorizar publicar em meu Blog trechos das resposta, total ou parcial.

    Grato!!
    Abraços a todos.

  6. Fabiana Mello disse:

    Bom Dia,
    Encontrei o seu Blog, através de uma pesquisa na internet, a qual estou concluíndo um trabalho da faculdade sobre as Redes Sociais.
    Me indetifiquei com o Post, principalmente por ter dois filhos adolescentes que ocupam muito tempo na internet. É claro, de certa forma tenho eles por perto, mas perco o controle quanto ao limite na utilização do computador.
    O ano passado tive vários problemas na escola com as notas baixas, por conta disso.
    Por outro lado tenho várias amigas que sairam do facebook, por motivo de ciúmes de seus companheiros. Qualquer diálago publicado é um motivo para desavenças.
    Na minha humilde visão, vc está contribuindo para abrir uma discussão sobre o ASSUNTO.

    Parabéns
    Fabiana Mello – Tocantins

    • Prezada Fabiana,

      Agradeço pela participação.

      Dois pontos gostaria de destacar em suas palavras:
      Por mais corrido que seja o nosso dia, não podemos delegar a educação dos filhos a ninguém.
      Os adolescentes precisam de limites, tão necessário a formação do ser humano. Você tem que
      encontrar um meio termo para utilizar bem o tempo deles, principalmente no computador.

      Com relação aos ciúmes provocados por diálagos no facebook, tudo passa por uma boa conversa,
      até porque não acredito que nehum relacionamento chegue ao fim por este motivo. Os relacionamentos
      deveriam partir do princípio maior da felicidade: O AMOR, sem ele nada existiria….

      Desejo boa sorte na vida social e profissional.
      Você deve está fazendo faculdade de Psicologia ou Serviço Social….

  7. Eduardo Alexandre disse:

    Eduardo Alexandre – Rio de Janeiro
    Respondeu a entrevista Oline:
    1 – O que mudou na sua vida desde que passou a usar o Facebook?
    Passei a desperdiçar um tempo precioso vendo o que as pessoas estão pensando ou postando.
    2 – Quais as contribuições Positivas e Negativas para o seu dia-a-dia?
    positivas: é um forma de contato a mais com os meus amigos/conhecidos. Negativa: além de uma forma a mais de contato, é também porta de entrada para muitas outras coisas tipo: pornografia, opiniões deturpadas, mal entendidos, etc.
    3 – As Redes Sociais já gerou algum conflito em seu dia-a-dia, como término de relacionamento?
    Não.
    4 – Você já assumiu algum relacionamento com alguém das Redes Sociais?
    Não.
    5 – Na sua visão, as Redes Sociais, aproxima ou afugenta as pessoas?
    Afugenta as pessoas para longe daquilo que chamamos de “amizade”, pois, receber ou aceitar uma pessoa como amigo em uma rede social não traduz o sentido primário da palavra, definida no “Aurélio” como: …sentimento fiel de afeição , estima ou ternura entre pessoas que em geral não são parentes ou amantes.

    PS – A quem participar, solicito autorizar publicar em meu Blog trechos das resposta, total ou parcial. AUTORIZADO.

    • Eduardo, obrigado pela participação.

      A opinião de cada pessoa que venha manifestar sobre os assuntos que abordaremos será sempre respeitada, avaliada, considerada e, eventualmente, incorporada ao nosso acervo, para ser retransmitida aos leitores do Blog.

      Grato!!

  8. Flávio Resende disse:

    Flávio Resende – Jornalista e Escritor – Natal
    Respondeu a entrevista oline:
    Alma boa perdão pela demora, eis as respostas:

    1 – O que mudou na sua vida desde que passou a usar o Facebook? Nada tão substancial, afinal a vida é bem mais complexa que o facebook, mas tornou as visitas ao computador mais prazerosas e potencializou a divulgação de algumas coisas ligadas a meu trabalho de jornalista e divulgação da ONG Casa do Bem.

    2 – Quais as contribuições Positivas e Negativas para o seu dia-a-dia? Positivas é rever os amigos, fotos antigas e novas, ouvir algumas músicas, ver o mundo de uma maneira mais familiar, negativas quase nada, gosto da ferramenta.

    3 – As Redes Sociais já gerou algum conflito em seu dia-a-dia, como término de relacionamento? Não, até agora tudo bem.

    4 – Você já assumiu algum relacionamento com alguém das Redes Sociais? Meu casamento atual de certo modo foi potencializado pelo Orkut na época.

    5 – Na sua visão, as Redes Sociais, aproxima ou afugenta as pessoas? Aproxima, seguramente.

    PS – A quem participar, solicito autorizar publicar em meu Blog trechos das resposta, total ou parcial.

    – Autorizo publicação total do que escrevi, Flávio Leite Dantas de Rezende

    • Flavinho, Alma Super Boa!!

      Cara é uma honra contar com a sua participação no meu Blog. Tenho você como uma referência no Jornalismo do RN…
      Sempre admirei o seu trablho como escritor e agora toda a sociedade potiguar tira o chapéu para o lindo trabalho
      realizado na sua ONG CASA DO BEM.

      Portanto, agradeço a participação!!

      Luz e paz para toda família CASADOBEM!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *