Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h09 CidadeDestaque Nenhum comentário
Revezamento da Tocha Paralímpica percorrerá às ruas de Natal neste sábado.

Revezamento da Tocha Paralímpica percorrerá às ruas de Natal neste sábado.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

A tocha paraolímpica chega a Natal neste sábado (03), onde fará o revezamento pelas ruas da cidade. A Prefeitura de Natal anunciou nesta sexta-feira (02) em entrevista coletiva realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, como será o revezamento. A programação terá três momentos: começando às 11h30 no ginásio Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, com o recebimento da chama paralímpica; visita a seis instituições representativas da cidade, e a partir das 16h haverá o revezamento da condução da tocha fazendo um percurso de 8 km, saindo do Portal do Sol Klebson Nascimento e concluindo no Palácio dos Esportes.

A partir das 15h inicia a programação cultural no Palácio dos Esportes com shows de grupos e artistas locais. O músico Carlos Zens será o responsável pela execução do Hino Nacional em flauta. Na programação cultural, outra grande atração será a presença do maestro João Carlos Martins e grupo Patubatê, com percussão experimental. A programação segue até às 20h30.

O esquema de segurança montado para este evento conta com participação, além da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – STTU, e Guarda Municipal, da Polícia Militar, tendo o Coronel Mendonça como coordenador regional para a segurança, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Exército. A STTU estará nas ruas com seis viaturas e 15 motos acompanhando o percurso do revezamento; e o restante do esquema de segurança contará com 128 policiais militares, 48 viaturas, 13 motos, duas viaturas da Polícia Federal, helicóptero e tropa do Exército.

Criada sob o conceito “Paixão e Transformação”, a chama paraolímpica tem um valor em cada cidade para os Jogos. O de Natal é a “Inspiração” e a professora Débora Seabra, portadora de Síndrome de Down, será a responsável pela frase relacionada ao tema a ser lida no momento da abertura no próximo dia 7, no Rio de Janeiro. Ela reconhece o valor da inspiração sendo também escritora. A frase será entregue amanhã aos representantes do Comitê Paralímpico que estarão na cidade.

Para a psicóloga Cícera Brunna, o convite para ser uma das condutoras do fogo paraolímpico é de grande representatividade. “É muito especial. Estou muito grata porque não é só levar uma tocha, mas é representar a luta de todos nós”, afirma. Cícera Bruna, que também é escritora, teve paralisia cerebral. Será ela que iniciará o percurso no Portal do Sol.

Programação Cultural

09h00 – 09h20             Passagem de som hino
09h20 – 10h00             Passagem de som Grupo de Choro
 10h00 – 11h00            Preparação para Celebração de Início
10h30 – 11h00             Brincantes – Federação de Fanfarras
11h00 – 11h30             Celebração de Início (Tem pira, tocha e mensageira)
15h00                         Abertura
15h05-15h11               Dança Hip Hop SD – Centro Dia​ (6min)​
5h15 – 15h20               Companhia de Dança Molejo do Corpo do Bom Pastor​ (5min)​
15h25-15h4​0               Action Cia de Dança​ (15min)​
15h25-15h40               Teatro de Boneca Flor de Mandacaru (25 min)
16h25-16h55               Grupo Regional Choro Bom
16h55-17h00                Hino -Carlos Zens acompanhando a flauta, rebeca e percussão
1​7h10 A​presentação Maestro João Carlos Martins & Grupo Patubatê
18h05                          Protocolo
18h15                          Chama
18h40                          Encerramento
18h45                          Carlos Zens & Banda / Banda Caçuá

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *