Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 20h09 Cidade [ 5 ] Comentários

O Repórter Fotográfico Canindé Soares, atento aos fatos que ocorrem em Natal, registrou tudo.

Redação/eliasjornalista.com 

O movimento denominado “Revolta do Busão”, paralisa Natal com fechamento da BR-101, na altura do Natal Shopping. O protesto ocorreu na noite desta terça-feira (18).

Cerca de 600 manifestantes ficaram concentrados na parada do circular da UFRN em Mirassol, próximo ao Via Direta, e atravessaram a BR-101 até a pista marginal do Natal Shopping. Os manifestantes pararam os ônibus e fizeram até então, uma manifestação pacífica, pediam aos motoristas para liberar a entrada de passageiros sem pagar a passagem.

Por volta das 21h, o movimento seguiu para as imediações do Shopping Midway Mall, onde um ônibus foi incendiado. E logo após, queimaram outro ônibus no bairro Nordeste. Os manifestantes que pedem o fim da suspensão do Passe Livre, atacaram os veículos e provocaram momentos de terror na capital.

“Os empresários estão de brincadeira com a população, após a revogação do aumento da passagem de R$ 2,40, que retornou ao valor de R$ 2,20, que já é absurdo, em retaliação cancelaram a gratuidade da integração”, disse Rodney Fagundes, participante do protesto.

Os protestos dessa vez, desencadeou várias ações das autoridades de Natal, que até então não estavam atentos a esta situação. Ontem no início dos protestos não havia policiamento suficiente para conter os manifestantes e reorganizar o trânsito, e facilitar assim a vida do trabalhador que retornava para casa após um exaustivo dia de trabalho.

A sociedade espera uma atitude mais enérgica das autoridades constituídas da nossa cidade. No decorrer da semana, o jornalista “Roberto Guedes” levou uma surra no interior do Estado, por publicar opiniões políticas em um jornal. “Agora essa selvageria, praticada por um grupo de vândalos travestidos de estudantes, que são verdadeiros marginais. Impediram até o trabalho dos Bombeiros que tentavam apagar o fogo que tomava conta do ônibus e podia se espalhar. Como também agrediram os profissionais de imprensa que estavam ali cumprindo o seu direito constitucional de levar a informação precisa à sociedade. O repórter Val Lima da TV Tropical levou uma pedrada, pixaram o equipamento da SIMTV e agrediram a equipe da TV Ponta Negra. Queremos nosso direito de volta, somos fiscais da sociedade, não apoiamos atos marginais como este, dentro de uma democracia fantasiosa, onde marginais colocaram a vida de cidadão trabalhadores em risco”, disse Ney Douglas, repórter fotográfico do Novo Jornal, autor da foto de capa que ganhou o noticiário nacional.

Por outro lado, os estudantes denunciam violência e abusos cometidos pela polícia. No manifesto do DCE-UFRN, os estudantes questionam o despreparo da polícia para a situação, agressões que teriam sido sofridas, além de suspeitas sobre os atentados que culminaram com o incêndio de dois ônibus. “Três estudantes e uma professora da UFRN presa em um camburão da polícia federal por desacato? Só um parêntese, essa é a professora que no ato passado comprou flores para distribuir aos policiais. Seu crime foi o que? Perguntar o porque estava sendo presa? “

A Cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Norte anunciou na manhã desta quarta-feira (19), a formação de uma comissão composta por três delegados, para apurar os ataques e atos de violência ocorridos. Segundo Aldair da Rocha, duas viaturas da PRF e duas motos foram depredadas e dois policiais militares ficaram feridos durante a manifestação. Quatro adultos foram detidos, entre eles o professor de história Felipe Eduardo Oliveira Serrano, de 26 anos, que continua preso. Ele foi acusado de incêndio criminoso, após ser flagrado incendiando um ônibus nas imediações do Shopping MidWay Mall.

5 respostas para ““Revolta do Busão”, incendeia Natal”

  1. Adrovando Claro - Repórter Fotográfico e Diretor da Aphoto disse:

    Queimaram os ônibus e não se resolveu NADA!!! Ônibus lotados e nada de passe livre em Natal.
    Acho que as pessoas precisam se basear no Taoismo para doutrinar suas atitudes frente ao sistema. Basta usar os termos chaves usados pelos taoistas: “sentar e esquecer” ou “não agir”. Por exemplo, se você acha que o preço da carne está alto, comece com dois dias não consumindo isso, depois passe para três, quatro, cinco, seis dias. Isso vale pra tudo ate ônibus. Seria melhor usar um outro caminho, ficar em casa. Não vá trabalhar, não vá estudar, não vá as compras, não saia de casa. Depois de uma semana o sistema vai sentir que o lucro caiu e vai se curvar a seu apelo. Nós que fazemos o movimento do mundo. Não agir, para totalmente o sistema. Se não consumo, não dou lucro. Simples. Assim fez Ghandi e Mandela, mudaram a HISTORIA.

  2. Ítalo Valério - Cinegrafista disse:

    Eu adicionaria “supostos” estudantes. Nunca vi de perto essas movimentações mas não é típico esse tipo de comportamento. Cabe investigação. A imprensa precisa ter atenção no que noticia. A começar como pode um onibus muito longe do movimento aparecer incendiado?

  3. Elayne - Estudante disse:

    A melhor forma de protestar seria ninguém pegasse ônibus até que o objetivo fosse alcançado.fechem a avenida roberto freire por um dia.quero vê o resultado.

  4. Valdomiro Mendonça - Rio de janeiro disse:

    “É o tipo de coisa que acontece em grandes centros urbanos, que infelizmente estão copiando em nossa Natal. Vamos seguir bons exemplos ou voltar os nossos olhos para à Natal que era um pedaço do céu aqui na terra.”

  5. Geane Miranda - Atriz - Rio de janeiro disse:

    Parabéns pelo site, belo trabalho, “sempre” visitava o seu blog.
    Fico feliz, se você esta feliz e reallizando o que você gosta.
    Gostei muito de te conhecer, você é uma pessoa brilhante…continue não pare por
    nada… abraço de Geane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *