Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 16h11 Geral [ 1 ] comentário

Foto: Elias Medeiros - Deslocamento das tropas do EB pela Av. Brasil, foto flagrante. Estava no local na hora certa.

Fotos Scanner: Carlos Gouveia

Capa Antológica, jornal MEIA-HORA, comparando a baratas a retirados dos bandidos da Vila Cruzeiro

O jornal EXPRESSO, Tropa de Elite 2 X Vila Cruzeiro

Rio em chamas, de quem é a culpa?

Sequência do Post anterior……

Por Elias Medeiros

No mesmo dia (18 de novembro) em que o policial estava sendo enterrado (dia do seu aniversário), o BOPE, faz uma incursão na Vila Cruzeiro.  Sabendo não ser uma área fácil, e sob controle da facção Comando Vermelho, que domina todo o complexo do alemão, onde existe cerca de quinhentos mil moradores. O objetivo seria prender os marginais que estavam por trás dos incêndios gratuitos, queimando os carros da população em plena vias expressa da cidade. Imaginava-se que fosse uma incursão de rotina, onde policiais vão, dão tiros, predem alguns gatos pingados e depois largam o lugar, deixando os moradores a mercê da própria sorte.
Ao longo da semana segue-se com medidas paliativas. Até que vem a notícia de que as ordens para incendiar os carros vinha de Marcinho VP, preso em Catanduva, presidio de Segurança Máxima, no estado do Paraná, e que mesmo preso continua chefiando a facção que domina todo o Complexo do Alemão. Segundo a polícia as ordens foram repassadas por Márcia Gama, esposa do traficante.

Diante da resistência dos bandidos e percebendo que o número de marginais era assustador, já que esta favela da Zona Norte havia se tornado um dos redutos de traficantes que fugiram de comunidades com UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora). O governo do estado, pede ajuda a Marinha do Brasil, através do Batalhão Logístico dos Fuzileiros Navais e  atendendo a uma determinação de Nelson Jobim, Ministro da Defesa, em menos de seis horas, os Fuzileiros Navais, armados e equipados, estavam na Vila Cruzeiro, dando apoio logístico com os carros blindados (Clanf, M-113 e o Piranha, utilizado atualmente nas ações no Haiti).

A partir desse momento a chapa esquenta para a bandidagem, acostumados a não respeitar a polícia em suas ações, continuam afrontar com seu poderio bélico, até as Forças Armadas. Os carros blindados deram mobilidade as forças de segurança, que atuavam juntas nesse momento, o estado, município e o governo federal, em defesa do direito de ir e vir do cidadão carioca.  Com o avanço, os bandidos fugiram da Vila Cruzeiro para o Complexo do Alemão.

No momento destas ações no dia 25 de novembro de 2010, (25NOV), a Rede GLOBO, estava ao vivo para todo o país e para o mundo, mostrando em detalhes a guerra declarada naquela região. Os outros canais, cobriam por terra e com muitas limitações. Os repórteres de rádio,  imprensa escrita, repórteres fotográficos do Brasil e do Mundo, estavam no local. Foi um espetáculo mirabolante, parecia ser a gravação de um faroeste. A GLOBO mostrava através do GloboCop, as imagens ao vivo da fuga do bandidos por uma estrada descampada em fuga para o complexo do alemão, além das imagens devastadoras que os bandidos deixavam com a queima de veículos.

A sociedade pergunta, porque a polícia através de seus helicópteros não matou aqueles marginais que eram cerca de 300? Assim nos livrava definitivamente daquelas pessoas nefastas.

Naquele momento, eu que estava cobrindo um evento social e preocupado com o que via pela tv, fico sabendo que a GLOBO atinge nada menos do que 40 pontos de audiência no ibope vespertino, algo que em dia comum chega 25 pontos. E daí, entendi o porque da ação da polícia não ter ocorrido, com relação a varrer aqueles bandidos do mapa através de uma rajada de metralhadoras do alto com seus helicópteros.

Não podendo afirmar, creio no bom senso de quem estava no comando da operação, de não autorizar o ataque. Se isso ocorresse, mancharia ainda mais de sangue o Rio de Janeiro, e ao vivo o mundo através das imagens, passaria o atestado da  total incompetência das nossas forças policiais, além da divulgação de mais uma mazela que esta cidade esconde diante de uma beleza exuberante e acolhedora.

Confesso que a minha obstinação, se dá pela conquista no jornalismo, de um pequeno lugar ao sol no colunismo social, além de escrever matérias sobre comportamento. Passei toda a semana sendo instigado pelos amigos que me ajudam, deixando em meu blog seus ricos comentários sobre o que escrevo. Um comentário me trouxe para este universo da violência cotidiana em nossa cidade e em nosso país, confesso que não tive como ficar de fora.

Todo este momento que estamos vivendo, me remete ao filme “Tropa de Elite 2” que assisti num complexo de cinema com 8 salas,  inaugurado no Carrefour de Sulacap, próximo ao Quartel da PM, onde funciona o Centro de Ensino de Policiais Militares. (Propaganda gratuita!).  Sem dúvida, o filme aparece como Centro das discussão sobre o problema da Segurança Pública no Rio de Janeiro. As imagens que vi pela televisão com certeza dará um filme que será contado no possível tropa de leite 3, ou quem sabe já na segunda feira estas imagens estarão nos camelôs do centro da cidade. E mostrarão para o nosso país e para o mundo, através das lentes das televisões, esta guerra injusta entre o poder público e o poder do tráfico, que avança de forma avassaladora conquistando a cada dia mais território.  E como no filme, só nos resta assistir o secretário de Segurança Pública, assumir o papel do Capitão Nascimento, utilizar sua máquina mortífera de guerra contra os traficantes.

Não podemos deixar de exaltar que a ocupação das comunidades é algo importante. Mas, ao mesmo tempo devemos refletir que apenas a ocupação não resolve. O descaso de inúmeros governos nas três esferas, relegaram a população, a própria sorte. Ações sociais urgentes e respeito ao povo, que a em sua maioria são trabalhadores e honestos.

No próximo POST pretendo encerrar este assunto, no momento a guerra apenas começou…

Der sua opinião, deixe seu comentário .

Uma resposta para “Rio em Chamas, de quem é a culpa?”

  1. Carla Marins disse:

    Prezado Elias Medeiros,

    Sabia que você não ficaria fora dessa. Sei que não gosta de escrever sobre violência, e a nossa insistência te levou ao campo de batalha.
    Concordo com tudo que você escreveu, e sem ser redundate, esta guerra contra o tráfico de droga, existe porque a sociedade colabora para isso. Se ninguém comprasse esta DROGA, não existiria este quadro horrível que estamos acompanhando no RIO.
    Nós, enquanto sociedade devemos abolir, também estes comportamento que achamos comum no dia de hoje, por exemplo, a “Gato NET” , é o nosso dinheiro que está indo para o financiameto do tráfico. Devemos repensar os nossos valores urgentes, se não quisermos ser consumidos pelo tráfico.
    A culpa por esta situação, é do estado, que sempre se ausenta de suas responsabilidades, quando a população precisa.

    Parabéns, 760 acessos desde o dia 1° de novembro não é nada mal, você merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *