Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 00h07 DestaqueTurismo [ 2 ] Comentários

A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, visitou o Salão Rota Nordeste 101, nesta sexta-feira (5).

Alunos da Universidade Potiguar (UNP) do Curso de Turismo participam do Salão Rota Nordeste 101.

Redação/eliasjornalista.com

O Centro de Convenções Natal, continua sendo palco até sábado (6), do Salão Rota 101 Nordeste. O evento reúne quatro estados: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com destaque para união entre os quatro estados participantes, em prol do fortalecimento do turismo regional via modal rodoviário.

Entre os palestrantes desta sexta-feira: A Secretária de Turismo de Maceió, Claudia Pessoa, que é presidente da Associação Nacional dos Secretários de Turismos das Capitais (ANSEDITUR), o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, com a palestra “Pernambuco: Turismo como polo de desenvolvimento”, o vereador da cidade de Gramado Jaime Schaunioffel, com apresentação do Case de Sucesso : Natal Luz de Gramado (RS) e finalizando a rodada de palestras, o Coordenador Geral de Análises de projetos do Ministério do Turismo, Bernardo Castro, que falou sobre a Viabilidade e Análise de Projetos.

A governadora do Estado Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, visitou o Salão, no início da noite, acompanhada do secretário de Estadual de Turismo, Renato Fernandes. “O salão é apenas uma parte do projeto, que trabalha com o turismo rodoviário. E vai servir de modelo para outros estados, algo já inserido e incentivado na cartilha do Ministério do Turismo”, disse o secretário.

A união entre o estado potiguar com a Paraíba, Pernambuco e Alagoas deu certo e já está consolidada. “Estou muito feliz em ver que ideia deu certo e que o evento é um sucesso, não só pela presença de público, mas, principalmente, pelas operadoras de turismo e por aqueles que formam a rede hoteleira que estão vendo neste evento um mercado que se abre. O turismo é fundamental para gerar emprego e renda e desenvolver o nosso Estado”, afirmou Rosalba Ciarlini.

São 128 estandes montados com atrações culturais e gastronômicas, além de  apresentações culturais de grupos folclóricos, e culinária típica de cada estado representado.

No palco as apresentações, entre outros grupos, o xaxado da Paraíba, o frevo de Pernambuco e os folguedos de Alagoas. O Rio Grande do Norte, como anfitrião do evento, mostrou  o Boi de Reis, de Extremoz; os Congos de Calçola, da Vila de Ponta Negra; os Caboclinhos, de Ceará-Mirim; e o Makulelê.

No espaço gastronômico contar com dois pratos típicos de cada estado da Rota 101 Nordeste. A Paraíba, representada pelo restaurante Tábua de Carne, vai servir carne de sol e cordeiro.

Já Alagoas participará do Salão com espaguete ao molho de camarão e arroz de polvo. Pernambuco trará o bobó de camarão com arroz de açafrão e o cuscuz de mandioca com queijo coalho.

O Rio Grande do Norte, serve a tradicional paçoca de D. Adalva Rodrigues e o camarão potiguar, na manteiga, que tanto sucesso fazem nas feiras de Turismo pelo Brasil.

A entrada para o Salão é gratuita.

Galeria de Fotos:

2 respostas para “Salão Rota 101 Nordeste de olho no fortalecimento do Turismo Regional”

  1. O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa também saiu satisfeito com Rota 101. “Impressionante a organização e a receptividade desse primeiro salão. Não esperava tanta representatividade, não apenas em quantidade como em qualidade”, confessa Feitosa, que foi um dos palestrantes da feira. Ele falou, na sexta-feira à tarde, sobre o desenvolvimento econômico do Estado. “Aqui, nós tivemos a participação de grandes empresas de turismo, como Luck, Flytour e CVC”, complementa.

  2. Por estar a menos de 120 km da capital Natal e apresentar grande potencial no turismo religioso, sendo destaque em nível nacional, Santa Cruz está incluída na Rota 101 Nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *