Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 14h09 CidadeDestaque Nenhum comentário
Sessão Solene na Assembleia reforça luta pela inclusão às pessoas com deficiência.

Sessão Solene na Assembleia reforça luta pela inclusão às pessoas com deficiência.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A Assembleia Legislativa promoveu nesta segunda-feira (25) sessão solene em alusão ao “Setembro Verde”, mês dedicado à luta pela inclusão da pessoa com deficiência. A solenidade, proposta pela deputada Márcia Maia (PSDB), homenageou seis potiguares com destacada atuação e representatividade da categoria no Rio Grande do Norte. Na oportunidade, a parlamentar reforçou a necessidade de políticas públicas de inclusão social.

“Erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, é o que diz a Constituição Federal. Infelizmente, isso não é, nem de longe, uma premissa que podemos considerar realidade no país. O próprio RN é, proporcionalmente, um dos estados com o maior número de pessoas com deficiência por número de habitantes. Isso, por si só, é uma razão para que o Poder Público seja um agente da promoção de igualdade social”, disse Márcia Maia.

Em discurso, a deputada lembrou ações de seu mandato em favor da categoria, como o projeto de adequação da acessibilidade na sede da Assembleia Legislativa e a aprovação do Passe Livre Estadual para a Pessoa com Deficiência, “uma luta que abracei muitos anos atrás e que teve vitória neste plenário. Enquanto parlamentar, tenho tentado fazer do nosso mandato nesta Casa, uma caixa de ressonância das necessidades, da voz do cidadão”, falou ela.

A deputada é autora também do projeto de lei que exige que seja comprovado pelas empresas o cumprimento de artigo da lei que obriga a contratação de pessoas com deficiência para que elas possam ser habilitadas nos processos de licitação estadual. É da parlamentar também a iniciativa que determina que nos espaços públicos do Governo do Estado dedicados ao lazer, sejam instalados brinquedos e equipamentos especiais, e que sejam adaptados para Pessoas com Deficiência.

“Em 2014, apresentei a proposta da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a obrigatoriedade para a Entrega domiciliar gratuita de medicamentos de uso contínuo a pessoas com deficiência e Idosos”, declarou Márcia citando ainda o projeto para tradução simultânea nas sessões legislativas transmitidas pela TV Assembleia, além da inclusão do Setembro Verde no calendário oficial do Estado.

Durante a sessão, foram homenageados Arinaldo Ferreira, jornalista; Carlos Augusto Lima, servidor da Assembleia; Décio Santiago, vice-presidente da Organização Nacional da Pessoa com Deficiência; Eduardo Luciano Bezerra, paratleta; Fátima Cristina Villani, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN) e Tércio Barreto, presidente da Sociedade Amiga dos Deficientes Físicos do RN (Sadef-RN).

Em nome dos homenageados, Décio Santiago agradeceu a iniciativa proposta por Márcia Maia e reforçou a importância de ações em prol da classe. “Agradecemos e reconhecemos o compromisso de Márcia Maia em favor da pessoa com deficiência. Mas ainda necessitamos fazer muito mais. É preciso facilitar a vida dessas pessoas e fazer com que a cidadania seja plena, consolidando uma política de inclusão e defesa dos direitos da pessoa com deficiência no Estado”, argumentou ele enaltecendo ainda a luta da ex-governadora Wilma de Faria.

A solenidade reuniu representantes de associações, entidades representativas, paratletas, servidores da Casa, familiares dos homenageados outras pessoas ligadas a categoria. O deputado Hermano Morais (PMDB) também prestigiou o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *