Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 18h08 CidadeDestaque Nenhum comentário
TIM inaugura Biosite (Antena) para reforçar cobertura em Natal.

TIM inaugura Biosite (Antena) para reforçar cobertura em Natal.

Os diretores da TIM receberam a Imprensa

Os executivos da TIM receberam a Imprensa no Hotel Vila do Mar.

“A TIM está de parabéns pela iniciativa de modernizar e avançar. Trata-se de um equipamento moderno, que não agride a estética da cidade e melhora um serviço, que é essencial ao cidadão. A TIM é uma parceira da cidade”, disse Carlos Eduardo.

Trata-se de um equipamento moderno, que não agride a estética da cidade e melhora um serviço, que é essencial ao cidadão. A TIM é uma parceira da cidade”, disse Carlos Eduardo.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A TIM inaugurou na tarde desta sexta-feira (7.Ago), o primeiro Biosite (Antena) do Rio Grande do Norte, como parte do projeto de cobertura sustentável da empresa. O equipamento, com 18 metros de altura, está localizado em Natal, nas instalações do hotel Vila do Mar, na Via Costeira, um dos pontos turísticos de grande concentração de pessoas que visitam a capital potiguar. A ideia é que a TIM instale outro equipamento na capital potiguar ainda este ano, na área da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em Natal, a implantação da nova solução foi possível a partir de uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que constatou a viabilidade do projeto e aprovou a utilização do equipamento.

O primeiro Biosite da TIM no país foi inaugurado em Curitiba, em junho de 2014, durante a copa do mundo. Atualmente, além de Natal, outras capitais como Recife, Manaus, Rio de Janeiro, São Luís e Brasília já foram contemplados com a novidade. Na região Nordeste, a companhia também entregará a solução em Maceió e Salvador. Até o final deste ano mais de 300 equipamentos devem estar em pleno funcionamento no Brasil.

A principal função do biosite é possibilitar a ampliação da cobertura de dados (3G) em áreas conhecidas como de sombra (pontos onde as Estações Rádio Base – antenas tradicionais – têm dificuldade de alcançar) ou de grande de volume de tráfego de dados. O equipamento foi desenvolvido e patenteado pela TIM, conta com tecnologia 100% nacional e tem aparência praticamente igual à de um poste de iluminação, o que causa menor impacto urbanístico.

Como funciona

O Biosite é um poste metálico capaz de suportar todos os equipamentos necessários para a instalação de uma Estação Rádio Base (ERB) no interior de sua própria estrutura. As antenas são percebidas como um prolongamento do próprio poste.

A utilização deste formato evita a necessidade de gabinetes externos ou de uma estrutura auxiliar. O projeto prevê a instalação de novos sites 3G com a mesma altura dos postes de iluminação existentes na cidade. Entre as vantagens do Biosite estão o custo-benefício e a rápida instalação, podendo ser concluída em apenas 10 dias.

Além do investimento para a instalação dos biosites, a TIM aplicará no triênio que se encerra em 2017, R$ 14 bilhões no Brasil, sendo 90% em infraestrutura de rede. O montante será destinado à construção de torres, otimização das já existentes, além de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho das redes 3G e 4G, em linha com o crescimento esperado da demanda por tráfego de dados.

  • Site_3_MG_1788
  • _MG_1871
  • Site_4 _MG_1869

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *