Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 07h10 CidadePlantão Nenhum comentário
Toma posse em Brasília a médica potiguar Socorro Morais, primeira Secretaria Nacional de Promoção de Defesa e Direitos da Pessoa Idosa.

Toma posse em Brasília a médica potiguar Socorro Morais, primeira Secretaria Nacional de Promoção de Defesa e Direitos da Pessoa Idosa.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Tomou posse na manhã desta segunda-feira (02), na Esplanada dos Ministérios, a médica Maria Socorro Medeiros de Morais, primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional de Promoção de Defesa e Direitos da Pessoa Idosa após a sua criação. A pasta é vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e tem por finalidade assegurar os direitos sociais da pessoa idosa e criar condições de promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Após a posse, a nova secretária iniciou uma agenda com várias reuniões, junto à Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Dias de Valois Santos. Em pauta: a instalação da Secretaria Nacional da Pessoa Idosa, estratégias para fortalecimento e equipagem dos Conselhos Estaduais da Pessoa Idosa, entrega a Presidência da Republica  da Convenção Interamericana de Direitos Humanos dos Idosos, discussão com a equipe para a instalação do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa Idosa  e a assinatura de um edital para beneficiar as pessoas idosas com verbas advindas do Fundo Nacional do Idoso. Na manhã desta terça-feira (03), a Secretária estará representando o Ministério dos Direitos Humanos em Sessão Solene no Congresso Nacional, em homenagem ao Dia Nacional do Idoso. A  Secretaria afirmou que sua indicação foi técnica, não tendo portanto nenhuma vinculação político-partidária.

Afirma que tem consciência das demandas e desafios diários, mas “nossa tarefa será dar continuidade na luta em defesa do Estatuto do Idoso, na  consolidação da Politica Nacional de Cuidados à Pessoa Idosa, no  Fortalecimento dos Conselhos do Idoso, visando trabalhar a cidadania na perspectiva do empoderamento e não apenas do assistencialismo”.

Maria Socorro Medeiros de Morais é médica e enfermeira, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, também possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela mesma universidade. Além disso, acumula especializações nas áreas de Nutrologia, Ginecologia, Obstetrícia, Citopatologia, Gerontologia e Medicina do Envelhecimento, com mais de 10 anos de pesquisas nesta última área; participou do curso de imersão na prevenção das doenças crônicas do envelhecimento, do Departamento de Medicina do Estilo de Vida da Escola de Medicina de Harvard; atuou como docente na UFRN de 1998 a 2014 presidiu a junta médica do Instituto NatalPrev; coordenou a implantação do projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade Potiguar; e exerceu a Medicina em clínicas públicas e particulares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *