Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 04h06 Cultura [ 8 ] Comentários

DSC_0073“Onde Quer Que Seja”_FotoEliasMedeirosDSC_0076_Onde Quer Que Seja_FotoEliasMedeirosDSC_0001_Onde Quer Que Seja_FotoEliasMedeirosDSC_0032_Vernissage_Clarissa_Torres_Foto_EliasMedeirosiDSC_0016_Vernissage_ClarissaTorres_Foto_EliasMedeirosDSC_0021_Sá De Paula_Vernissage_ClarissaTorres_Foto_EliasMedeirosDSC_0032_Vernissage_Clarissa_Torres_Foto_EliasMedeirosiDSC_0056__Vernissage_Clarissa_Torres_Foto_EliasMedeirosDSC_0042_“Onde Quer Que Seja”_FotoEliasMedeiros

Por Elias Medeiros

A vernissage da exposição “Onde Quer Que Seja” da artista plástica Clarissa Tores, aconteceu na noite desta quinta-feira (14), na Livraria Nobel da Salgado Filho, em Natal. O evento foi prestigiado por um grande número de pessoas, entre artistas, fotógrafos, jornalistas e amantes da arte contemporânea.

“Descrever as telas de Clarissa é falar de sedução, pelas cores, pelas formas, pelos temas. O trabalho dessa artista nos mergulha em um universo mágico em que seus personagens, a maioria femininos, são revelados com seus medos e anseios (que são também os nossos) para nos inquietar e nos seduzir, num clima surrealista com elementos da pop art. A exposição de Clarissa apresenta uma obra amadurecida, bela, consistente, com talento e sensibilidade que com certeza, seduzirá o público.”

“Além dos jogos de cores alegres, vibrantes, as representações dos movimentos equilibristas da cultura circense provocam leituras múltiplas. Quem pode negar que os traços equilibristas não personificam a travessia do homem nesse mundo contemporâneo: entre fios e desafios. Nesse “viver que carece ter muito cuidado”. Sim, a temática dominante da artista é a cultura circense, que envolve risos e tristezas nas faces dos personagens”. Descreve,  Rejane de Souza, Pesquisadora (Literatura), Ensaísta e Escritora que viajou por alguns minutos na exposição de Clarissa Torres.

Uma excelente oportunidade para o público de Natal prestigiar o trabalho de Clarissa Torres, uma artista plástica que sabe o que quer, cuja a intenção maior, é brindar os visitantes com a beleza da sua arte.

  • Serviço:
  • Exposição “Onde Quer Que Seja”
    Artista: Clarissa Torres
    Livraria Nobel da Salgado Filho (próximo ao Midway)
    Visitação 15 de junho a 13 de julho, das 9:00 às 19h

8 respostas para “Vernissage de Clarissa Torres na livraria Nobel em Natal”

  1. Elias!!! Que lindos cliques!! Foi ótimo recebê-lo na vernissage, pena que consegui conversar pouco com você! Obrigada pela atenção, pelo carinho e pelas belíssimas fotos!!!!!!!!
    Um grande abraço,
    Clarissa Torres

    • Prezada Clarissa Torres,

      Eu é que agradeço, obrigado pela gentileza do seu comentário com relação ao meu singelo trabalho.

      Com certeza você ganhou mais um fã da sua arte.

      O Blog está sua disposição.

      Abraços e Sucesso Sempre!

  2. Rejane de Souza – Pesquisadora, Ensaísta e Escritora - Natal - RN disse:

    A INUSITADA ARTE E MANHA DE CLARISSA TORRES

    Ao primeiro olhar, tudo parecia simples: quadros sobre equilibristas, colombinas, palhaços ornamentavam os cantos da livraria e do Bristô Anita Café, no interior da Nobel. No entanto, quando os olhares chegam mais perto, as expressões de perturbação e interrogação tornam-se visíveis. Há, ali, algo singular, inusitado: os personagens e cores parecem ter sido criados à medida que a artista ia pintando, criando formas, definindo-se rostos, corpos diante de uma técnica análoga à grafitagem. Além dos jogos de cores alegres, vibrantes, as representações dos movimentos equilibristas da cultura circense provocam leituras múltiplas. Quem pode negar que os traços equilibristas não personificam a travessia do homem nesse mundo contemporâneo: entre fios e desafios. Nesse “viver que carece ter muito cuidado”. Sim, a temática dominante da artista é a cultura circense, que envolve risos e tristezas nas faces dos personagens. Mas não só isso. Há um elemento marinho que nos surpreende: o polvo que ora passeia, ora escorrega e ora se enrosca na obra de Clarissa. A presença do polvo provoca uma ruptura na temática do circo desenvolvida pela artista e aguça os olhares para outras áreas de sentidos: proteção, tristeza, perigo, instabilidade, armadilhas? O que quer que seja desafie você também, leitor, as veredas das artes de manhas da artista Clarissa Torres.

    REJANE DE SOUZA – PESQUISADORA (LITERATURA)- ENSAÍSTA E ESCRITORA

    • Prezada Rejane,

      O seu texto é maravilhoso. Um olhar sobre a arte contemporânea, onde “A visão artística não é uma visão passiva que recebe e registra a impressão das coisas, apenas”. Do seu olhar retiro a minha conclusão: É preciso um olhar malicioso para apreciar a ARTE CONTEMPORÂNEA, essa malícia te pertence.

      Alguns amigos que te conhece da labuta na REDAÇÃO DA TRIBUNA DO NORTE, disseram: “O que faltou no tamanho da REJANE, sobrou na INTELIGÊNCIA”, com certeza corroboro com o pensamento deles.

      Obrigado, foi uma honra te conhecer e desfrutar da sua amizade.

      O Blog está a sua disposição.

      • Muito obrigada Elias, pelas carinhosas palavras e pela amizade. Tanto na arte quanto na literatura, precisamos estar sensíveis para ver além dos espelhos. No que se refere aos meus amigos do tempo que atuava na Tribuna do Norte, busco cuidar de forma respeitosa e zelosa dessas pessoas especiais, pois como diz o genial Caetano Veloso, “quando a gente gosta, é claro que a gente cuida”.

    • Rejane, o que eu falar agora vai estragar essa leitura extremamente perspicaz que você fez sobre as obras. A sua paciência e dedicação em desvendar os enigmas sugeridos nas telas foi recompensada com essa descoberta extremamente interessante! Você não faz ideia do quanto me fez feliz. O que os artistas fazem é introduzir o problema para que ele seja destrinchado (ou não..hehe), cabe ao apreciador/observador/passageiro (etc) criar (ou perceber) um outro universo, tendo como ponto de partida aquele que está na frente (pode ser escultura, tela, foto, instalação, etc)… e você fez isso! Achei bárbara a sua versão! As personagens foram praticamente desnudadas.
      Agradeço imensamente as belíssimas palavras e a presença na vernissage! Ahhh e gostei demais do desafio que você lançou, eu sempre curto muito ouvir as impressões dos outros, com frequência são mais fantasiosas e criativas que as minhas.
      Grande abraço,
      Clarissa.

  3. Rejane de Souza – Pesquisadora, Ensaísta e Escritora - Natal - RN disse:

    Obrigada, Elias pelas palavras e amizade. Infelizmente, não pude enviar antes, pois fiquei em Natal da quinta para sexta-feira e só cheguei ontem.
    Obrigada pelo espaço oferecido, envio o endereço para vc também visitar meu blgo que tem um formato somente mais ligado à cultura e literatura. http://www.travessiaderejanesouza.blogspot.com
    No Google, basta acessar: Travessia Humana

    Eu vou enviar em outro e-mail um convite e lançamento de um livro da amiga e professora da UFRN, Luíza Nóbrega, que será dia 20.

    Um abraço

    Os amigos da TN são pessoas que busco cuidar e zelar.

    Rejane

  4. Wellington Lima - Repórter Fotográfico - Natal - RN disse:

    Wellington escreveu: “Que moça linda essa da arte ai…to encantado com a beleza plástica dela…observo muito isso nas mulheres, pois é também a minha arte claro…fotos de pessoas…parabéns a artista e sua arte…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *