Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 09h11 EventosPlantão Nenhum comentário

(Foto: Elpídio Júnior).

Redação/Portal de Notícias e Redação/Portal de Notícias e Redação/Portal de Notícias e

O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC) chega à sua sétima edição como um dos principais festivais de produção audiovisual independente do Rio Grande do Norte. Esse ano, serão 18 horas de programação gratuita e 71 filmes de vários estados brasileiros que serão exibidos nos dias 25 e 26 de novembro, na Praia de Baía Formosa. O FINC apresentará curtas e longas-metragens, mostras especiais de filmes, além de debates, encontro de realizadores, show musical e muito mais.

Um dos destaques dessa edição é o Festival de Curtas de um minuto, que esse ano tem como tema “Sou Brasileiro”. A ideia é valorizar o que há de melhor no povo brasileiro, através do audiovisual. O público vai poder conferir vídeos produzidos com os mais variados equipamentos digitais, como câmera de vídeo, câmera fotográfica ou até mesmo celular. Todos os filmes serão exibidos na Praia de Baía Formosa, durante os dois dias do Festival. O vencedor do Concurso de um minuto ganhará uma viagem com tudo pago para a cidade da Cracóvia, na Polônia, além de ter seu filme exibido no Festival NETIA OFF CAMERA 2017, um dos principais festivais de cinema independente da Europa. Os 10 primeiros colocados serão contemplados com a exibição dos seus filmes na edição do NETIA OFF CAMERA 2017.

A mostra também pretende ampliar a divulgação das produções realizadas no Rio Grande do Norte. A mostra de filmes potiguares, que faz parte da programação oficial do festival vai contar com 17 filmes, desenvolvidos por realizadores do Estado. Os curtas serão exibidos em praça pública, para os moradores, turistas e participantes do Festival. Um espaço de valorização e reconhecimento do trabalho produzido aqui no RN.

A criançada tem espaço garantido no FINC 2016. Pela segunda vez, o Festival firmou parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Dentre os filmes infantis teremos curtas de ficção e de animação dos estados do Amazonas, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. Os filmes nos dois dias do Festival, sempre as 18h.

O Festival também vai sediar, o I Encontro de Realizadores do Nordeste. O evento promovido em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte – ABDeC-RN,  contará com a participação de realizadores audiovisuais potiguares (produtores, diretores, cineastas, dentre outros), além de representantes dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco. A atividade será um importante momento de articulação e de troca de experiências com os estados vizinhos. O evento irá acontecer no dia 26 de novembro a partir das 9h30, na Pousada Ecobaía, em Baía Formosa.

 Aproveitando o belo cenário do local, o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa –  FINC promove a primeira edição da Corrida Ecoestrela. O evento surgiu, como uma forma de valorizar o potencial turístico da região, e fortalecer a prática esportiva na população de Baía Formosa e região. O evento vai contar com a categoria Infantil (até 13 anos), com um percurso de 700 metros e a categoria adulto, com uma distância de 6km. O evento será realizado no dia 26 de novembro, a partir das 15h30 no Mirante da Baía, em Baía Formosa.

Cobertura Nacional

Pela primeira vez, o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa – FINC contará com a cobertura de uma emissora nacional. O Canal Arte 1, veiculado nas principais operadoras de TV por assinatura, vai realizar a cobertura do evento e veicular os três melhores curtas potiguares na sua grade de programação. O Arte 1 recebeu a classificação de “canal brasileiro de espaço qualificado” dada pela Ancine – Agência Nacional de Cinema. Com essa parceria inédita, o FINC se consolida como um dos principais eventos do setor audiovisual do Nordeste.

 Sobre o Festival

O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa existe desde 2010 e é realizado na paradisíaca praia de Baía Formosa, uma das mais belas do litoral norte-riograndense. O evento é uma realização da GREMI Film, The Sckaff Movie and Pictures e IFRN, com patrocínio da Cosern por meio da Lei de Incentivo á Cultura Câmara Cascudo, Governo do Estado, Fundação José Augusto, Dragmor e apoio da Prefeitura de Baía Formosa. Além do apoio cultural da Band Nordeste.

Sobre Baia Formosa

Situada no litoral sul do Rio Grande do Norte, Baía Formosa fica a 94 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Em Baia Formosa encontra-se a maior reserva de Mata Atlântica ainda preservada do Rio Grande do Norte: a Mata da Estrela com uma área de mais de 2000 hectares.

Serviço

VII FINC- Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa

Local: Praia de Baia Formosa, RN

Dias 25 e 26 de novembro de 2016

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *