Marca Maxmeio

www.eliasjornalista.com

Postado às 19h04 CidadeDestaque Nenhum comentário

Yara Costa, estudante da UFRN, é a nova presidenta da União Estadual dos Estudantes (UEE-RN).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Neste domingo (15) terminou, em Currais Novos, o Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE). A estudante de Gestão de Políticas Públicas da UFRN e Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) dessa universidade, Yara Costa (22), foi eleita presidenta da entidade durante a Plenária Final do encontro e será a primeira mulher a coordenar a entidade máxima de representação estudantil universitária do RN.

 

Candidata da chapa “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”, Yara obteve 66 votos do colégio eleitoral do Congresso, que é representado por estudantes que foram eleitos em suas universidades para deliberar sobre o novo estatuto, as lutas dos estudantes universitários e para eleger a nova diretoria da entidade. Em segundo lugar, a chapa 2, “Juventude Sem Medo”, obteve 25 votos. A chapa 3, “Cresce a Esperança”, conquistou 61 votos. Todas as chapas participarão da nova direção executiva, que terá 13 membros e representantes das principais instituições do ensino superior potiguar. A gestão tem mandato de dois anos.

 

Para Tony Robson, cujo mandato de presidente da UEE se encerrou no último final de semana, o Congresso da entidade “consagra a reorganização do movimento estudantil em nível de Rio Grande do Norte”. Ainda de acordo com Tony, a organização das pautas da juventude e dos estudantes é de grande importância para a construção de uma sociedade justa e desenvolvida.

 

Negra e militante feminista, Yara Costa é, atualmente, Coordenadora Geral do DCE José Silton Pinheiro, e terá a tarefa de presidir a principal entidade estudantil universitária do estado. A UEE foi fundada em 1954 e participou ativamente das principais discussões locais e nacionais dos anos 50 e 60, como as questões relacionadas às reformas de base nos anos 60, articulando entidades do movimento popular para democratização política e social do país. Devido à sua postura democrática e combativa, a UEE foi fechada durante o governo militar de 1964.

 

A entidade terá a tarefa de articular a rede do movimento estudantil universitário em torno das pautas aprovadas no seu Congresso. Nesse sentido, segundo Yara Costa, um dos objetivos da nova gestão será reforçar o diálogo e a unidade entre os estudantes e os movimentos populares nesse cenário de retrocessos sociais e institucionais: “Vivemos um momento delicado do país e isso afeta diretamente a oferta de assistência estudantil e a permanência dos mais pobres nas instituições universitárias federais do RN. Nas universidades privadas vemos um contínuo contingenciamento dos recursos e dificuldades para o financiamento estudantil. Já na UERN o problema é ainda maior devido à ausência de políticas de assistência estudantil, além do sucateamento que se arrasta há anos”.

 

Yara afirmou também que, além dos retrocessos em curso, está ocorrendo uma série de violações constitucionais que colocam em risco as conquistas democráticas dos anos 80. “Não vamos aceitar passivamente que a Constituição seja rasgada, a luta em defesa da democracia é a saída e a UEE será um espaço para os estudantes que não admitem retrocessos em suas conquistas históricas”, declarou a nova presidente da UEE.

 

Durante a abertura do Congresso, na sexta-feira (13), estiveram presentes o prefeito de Currais Novos, Odon Jr (PT) e o Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT), além de representantes da direção da União Nacional dos Estudantes (UNE). Participaram do colégio eleitoral do Congresso da UEE representantes estudantis da UFRN, UERN, UFERSA, IFRN, Faculdade Maurício de Nassau, Universidade Potiguar, Facex, além de outras instituições de ensino superior do RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *