Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
Quinze ex-presidentes receberam homenagens da Assembleia Legislativa na Sessão Solene pelos 180 anos de uma história iniciada em 1835, quando o padre Francisco Brito Guerra foi o primeiro legislador a assumir o comando da Casa. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (18) e marcou, além da data histórica, o encerramento das atividades legislativas de 2015.
“Os 180 anos do Poder Legislativo potiguar, hoje comemorados, refletem, além de nossa própria história, um progressivo avanço no amadurecimento da sociedade e do sistema democrático. Quando nosso sistema republicano, complexo e pluralista, mostra uma Assembleia aberta à representação de todos os interesses sociais, percebemos o convívio de uma multiplicidade de ideias correspondentes a uma diversidade de segmentos que se fazem representar neste Parlamento”, afirmou o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).
Em seu pronunciamento, o presidente destacou a atuação de cada um dos homenageados: José Vasconcelos da Rocha, Ezequiel José Ferreira de Souza, Alcimar Torquato de Almeida, Luiz Antônio Vidal, Carlos Augusto Rosado, Antônio Willy Saldanha, Nelson Freire, Vivaldo Costa, José Adécio, Raimundo Fernandes, Leonardo Arruda Câmara, Álvaro Dias, Robinson Faria, Márcia Maia e Ricardo Motta.
O deputado Ezequiel Ferreira afirmou que um olhar sobre os dias anteriores provoca emoção diante de presidentes tão ilustres que dirigiram a Casa e que ficaram na história. Destacou também a atuação dos colegas da atual legislatura, a 61ª: “Cada um de seus deputados vocaliza as expectativas de seus representados, traduzindo desejos e visões de mundo sobre as questões importantes na vida do Estado e de seus cidadãos. Esse diversificado presente é fruto de uma história de avanços políticos, com inúmeras conquistas, que datam desde 1835”, afirmou o presidente.
O governador Robinson Faria (PSD) falou em nome dos demais homenageados e afirmou que o Legislativo representa os anseios dos norte-riograndenses. “O deputado estadual é o principal intérprete da população, é quem convive com as regiões que representam o Rio Grande do Norte. Aqui aprendi muito e tive alegria de implantar projetos que foram copiados em todo o País”, afirmou o governador.
Treze ex-presidentes receberam a Medalha do Mérito Legislativo. Os ex-presidentes, deputada Márcia Maia (PSB) e o deputado Ricardo Motta (PROS), já agraciados com esta medalha anteriormente, receberam a comenda. Além dos deputados da Casa, prestigiaram a sessão os senadores Garibaldi Alves (PMDB) e Fátima Bezerra (PT), os ex-governadores Rosalba Ciarlini e Lavoisier Maia, o atual vice-governador Fábio Dantas (PCdoB), a secretária do Gabinete Civil do RN, Tatiana Mendes Cunha, o procurador-geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, entre outras autoridades.
Ainda pela manhã, antes da Sessão dos 180 anos, outros eventos marcaram a data histórica: descerramento de placas, lançamento do selo e carimbo alusivos aos 180 anos e lançamento da revista anual da Assembleia Legislativa.
Homenageados
Ex-presidentes
José Vasconcelos da Rocha (13/01/1961-31/01/1961)
Ezequiel José Ferreira de Souza (1973-1975)
Alcimar Torquato de Almeida (1977-1979)
Luiz Antônio Vidal (1979-1981)
Carlos Augusto de Souza Rosado (1981-1983)
Antônio Willy Vale Saldanha (1985-1987)
Nelson Hermógenes de Medeiros Freire (1987-1989)
Vivaldo Silvino da Costa (1989-1991)
José Adécio Costa (1991-1993)
Raimundo Nonato Pessoa Fernandes (1993-1995)
Leonardo Arruda Câmara (1995-1997)
Álvaro Costa Dias (1997-2003)
Robinson Mesquita de Faria (2003-2010)
Márcia Faria Maia Mendes (2009-2010)
Ricardo José Meirelles da Motta ( 2011-2014)
Medalha do Mérito Cultural
Leonardo Nogueira, ex-deputado
João Medeiros Filho, padre
Candinha Bezerra, fotógrafa e produtora cultural
Leide Câmara, pesquisadora musical
João Batista Ferreira, maestro
ALRN
Deixe um comentário