Marca Maxmeio

Postado às 19h03 CidadeDestaque Nenhum comentário

23 de março é o Dia Nacional de Enfrentamento ao HTLV.

Sesap promove live no Youtube para falar sobre o vírus linfotrópico de células T humanas

No Dia Nacional de enfrentamento ao HTLV, 23 de março, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promove um debate sobre o Vírus Linfotrópico de Células T Humanas – um retrovírus da mesma família do HIV (causador da Aids).

O Programa Estadual IST/AIDS e Hepatites Virais em parceria com outras áreas técnicas e o GT Estadual do HTLV promovem a “Live: Vamos falar sobre o HTLV?”, das 19h30 às 21h, através do canal do Youtube da Sesap (https://www.youtube.com/watch?v=bICtN6SUWy8). A coordenadora do programa, Gislainhy Pires abordará a construção da Linha de Cuidado no RN. O debate contará ainda com a presença dos profissionais: Dr. Alexandre Mota, falando sobre os aspectos clínicos do HTLV; Adijeane Oliveira, representante da Associação HTLVida, e com mediação da Dra. Iaponira Vidal, médica do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais.

O Dia Nacional de Enfrentamento ao HTLV, celebrado em 23 de março, visa chamar a atenção da sociedade para uma infecção ainda pouco divulgada, com sinais e sintomas de início lento, com grande probabilidade de causar complicações graves.

A Infecção causada pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T e a sua transmissão se dá através da relação sexual desprotegida, por compartilhamento de seringas e agulhas e por transmissão vertical (da gestante para o bebê) principalmente pelo aleitamento materno.

A realização da Live é organizada pela Coordenadoria de Vigilância à Saúde, Subcoordenadoria de Vigilância à Saúde, Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde, Subcoordenadoria de Atenção Primária à Saúde e Ações Programáticas/Saúde da Mulher. Para assistir basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=bICtN6SUWy8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *