Marca Maxmeio

Postado às 14h09 EsportePlantão Nenhum comentário

Crédito Carmen Félix/Governo RN.

O evento é uma realização do governo do RN em parceria com a prefeitura de Parnamirim e teve como tema o enfrentamento à violência contra a mulher

Estimular a prática saudável e alertar a sociedade para o enfrentamento da violência contra a mulher foram os pontos principais da 2ª edição da Corrida Mulher Viva + RN, com percurso de 5km. Essa é mais ação do governo do RN, em alusão ao Agosto Lilás. A concentração para a corrida começou às 14h em frente à Barreira do Inferno, na Rota do Sol e teve a presença da governadora Fátima Bezerra, da secretária estadual de saúde Lyane Ramalho, da secretária das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos Olga Aguiar, a secretária adjunta e coordenadora do Programa RN mais Saudável Wanessa Fialho, além de representantes da prefeitura de Parnamirim e do governo.

“Para além do hábito saudável estamos aqui para alertar toda a sociedade que é necessário olhar para as mulheres com atenção. Não podemos nos acostumar nunca e nem permitir que se torne banal que uma mulher seja agredida, muitas vezes perdendo a própria vida. Vamos caminhar com o coração e com fé. Juntas seremos mais fortes. Vamos caminhar por um mundo de paz e de afeto. Onde as mulheres tenham oportunidade de direito de ter uma vida com dignidade, afeto e amor”, disse a governadora Fátima Bezerra anunciando a abertura do evento.

Ainda na concentração, o teatro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apresentou números sobre a violência contra a mulher. Em seguida, houve aquecimento com atividades aeróbicas sob supervisão de dois profissionais de educação física.

“Este é um momento fundamental para o enfrentamento à violência contra a mulher. Que é um grande problema de saúde pública. Estamos juntas aqui para falar também sobre a saúde tanto física como mental. Atividade física é primordial para nossa vida. Trazer saúde para nosso dia a dia. Que todos tenham saúde”, disse a secretária de saúde Lyane Ramalho.

Durante a prova, no percurso de 5 km, as corredoras receberam kit com água e frutas. Ao final, conforme classificação, foi realizada a entrega de 50 medalhas para as tiveram o melhor desempenho.
Parcerias

Para a realização da corrida, o governo do Rio Grande do Norte, por meio do programa RN + Saudável da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde (DPIPS) e do programa Vida no Trânsito, juntamente com a prefeitura de Parnamirim, além do envolvimento de outros órgãos estaduais como o Comando da Polícia Rodoviária Estadual da Polícia Militar (CPRE), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH).

Sobre o Agosto Lilás

O “Agosto Lilás” é uma campanha criada para intensificar ações voltadas ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, a campanha tem como objetivo divulgar a Lei Maria da Penha e, ao mesmo tempo, sensibilizar a sociedade sobre a urgência no enfrentamento à violência contra a mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *