Natal sediará, entre os dias 12 e 15 de abril, o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste. O evento é organizado pelo Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), em parceria com o Prefeitura do Natal, por meio da secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O tema desta edição do encontro será “Cidade, Clima e Natureza” e solenidade de abertura oficial acontece no no dia 12, no auditório do Parque da Cidade, em Candelária, a partir das 18h30 e deve contar com a presença do titular da Semurb, Thiago Mesquita, dentre outras autoridades.
Os encontros regionais do ICLEI têm o objetivo de reunir os governos locais associados ao ICLEI e seus parceiros como universidades, setor privado, organizações do terceiro setor interessados na temática da sustentabilidade para apresentar as tendências internacionais mais atuais e promover a sensibilização sobre as mais importantes questões de desenvolvimento urbano sustentável.
Na programação está prevista a assinatura da “Carta de Natal para o Congresso Mundial 2024 ”, além de diversos painéis, palestras, minicurso e visita técnica no Rio Potengi. Dentre os temas estão “Soluções para Centros Urbanos: Conexão de áreas verdes”, “Unidades de Conservação sob a Ótica Multinível: desafios e oportunidades”, “Mitigação e Adaptação: nas cidades nordestinas” e “Conservação de Biodiversidade nos Oceanos”.
O titular da Semurb, Thiago Mesquita, ressalta a importância das discussões acontecerem na capital potiguar no mês de abril, momento em que a cidade também recebe outros dois importantes eventos sobre mudanças climáticas: a Conferência Potiguar do Clima (COP RN) e o Simpósio “Clima e Meio Ambiente no Contexto Urbano: Um Desafio de Governança Multinível”, que integra o Projeto Klimapólis.
“Os encontros convertem-se, também em um espaço para networking que incentiva a cooperação, participação, inclusão e inovação para a implementação dos projetos prioritários”, diz Mesquita.
Ainda segundo ele, o foco do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste será tratar de desafios concretos para responder à emergência climática com um olhar orientado para a promoção de parcerias efetivas. E que permitam que os governos locais reconheçam e acessem instrumentos adequados para agir e responder a suas demandas imediatas.
Ao propor a reunião de especialistas, associados e parceiros ao longo de quatro dias de discussões, o Encontro Regional Nordestino terá o compromisso, por parte de seus patrocinadores, promotores e associados, com o desenvolvimento sustentável.
Natal e o ICLEI
Natal é associada à Rede ICLEI desde 2016 e vem trilhando seu caminho rumo à sustentabilidade, sobretudo em quesitos de biodiversidade. Em 2022 aderiu a Declaração de Edimburgo, documento que representa o parecer dos governos locais de todo o mundo em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020.
O ICLEI é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países. E atua com trabalho de influência das políticas de sustentabilidade e fomento a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.
O acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana também fazem parte do trabalho da rede.
No Nordeste do Brasil, o ICLEI possui uma rede de 21 associados, dentre os quais dois Governos Estaduais (Bahia, Pernambuco), oito capitais, dez cidades e o Complexo de Suape. Na região, o ICLEI implementa projetos que promovem tanto a perspectiva de desenvolvimento de baixo carbono, quanto aqueles enfocados na preservação e restauração da biodiversidade
Deixe um comentário