Marca Maxmeio

Postado às 23h08 CidadePlantão Nenhum comentário

Câmara Municipal discute revitalização do bairro da Ribeira.

Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo/eliasjornalista.com

A Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal realizou uma reunião, na tarde desta terça-feira (21), para discutir a revitalização do bairro da Ribeira. O encontro contou com a presença de representantes do Poder Público e da iniciativa privada.

O vereador Paulinho Freire (PSDB), presidente da Comissão, lembrou que o debate é antigo. Ele defendeu mudanças verdadeiras para tornar o bairro uma localidade economicamente viável e com mais segurança. De acordo com ele, a Câmara cumpre o papel institucional de defender os interesses do povo ao levantar novamente o tema.

“É um debate muito antigo, desde que entrei na Câmara em 93, o debate já aflorava. É um debate muito conflitante. tanto que os moradores, os comerciantes e os operadores da cultura de do turismo nem acreditam mais. Nós estamos retomando esse debate exatamente para reascender e para trazer de volta esse debate para que o Poder Público possa abrir os olhos para aquela região para fazer uma revitalização de verdade”

O arquiteto Haroldo Maranhão, que possui projetos para o bairro e um dos defensores da revitalização da Ribeira, destacou a importância histórica, cultural e econômica do bairro para a cidade. Ele lembrou que a Ribeira integra o centro histórico de Natal, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Praticamente não foi feito nada por parte do poder Executivo municipal. A gente não pode abandonar um bairro histórico, como a Ribeira e a Cidade Alta, e deixar chegar a um patamar de degradação desses. Existe uma falta de cuidado. A Ribeira tem uma importância histórica e cultural muito grande para a nossa cidade. O que precisa é uma ação concreta. O centro histórico de Natal é tombado, o que valoriza ainda mais a importância”, disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *