Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Quarta-feira (21) segue os registros no Spotter Points pontos onde os jornalistas credenciados podem fazer os registros da CRUZEX – 2018, que segue com os treinamentos na capital potiguar. O cenário é guerra não convencional, em que o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. É o perfil encontrado em missões de paz da ONU. Nesta edição, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai vão participar com militares e aviões; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia e Venezuela, com militares.
O objetivo da Cruzex é propiciar treinamento e troca de conhecimentos entre os militares. Este ano, duas guerras serão simuladas: um convencional (entre dois países) e outra não-convencional, que envolve contra forças insurgentes ou paramilitares.
Cruzex 2018 terá caças F-16 e reabastecedores aéreos
Os Estados Unidos participa da Cruzex 2018 com cerca de 130 militares, um reabastecedor KC-135 e seis caças F-16. Quem também trouxe aeronaves do tipo são os chilenos, com cinco caças e um reabastecedor. Ao todo, são cerca de 90 militares do Chile.
Do Peru vieram quatro caças A-37 e quatro caças Mirage 2000, além de 100 militares. A França participa com um cargueiro C-235; o Canadá com dois CC-130J; e o Uruguai com quatro caças do tipo A-37. A Força Aérea Brasileira, anfitriã, terá 70 aeronaves de variados tipos e também caças AF-1 da Marinha do Brasil. É a primeira vez que esse tipo de aeronave participa da Cruzex.
Deixe um comentário