Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
A maior e mais tradicional feira para promoção do artesanato no Rio Grande do Norte, a 24ª Feira Internacional de Artesanato – Fiart –, será realizada no novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, no período de 25 de janeiro a 3 de fevereiro. O lançamento do evento aconteceu nesta quinta-feira (17) e contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, secretários estaduais e municipais, representantes de entidades ligadas ao artesanato e ao turismo, representantes do Sebrae e artesãos.
O idealizador e organizador da Fiart, Neiwaldo Guedes, fez a apresentação da feira, destacando as novidades desse ano, que contará com o Dia das Cidades – para promover os municípios potiguares participantes, especialmente da Grande Natal, por meio da arte e da cultura; minicursos de artesanato, workshops e concurso de fotografias, além de mais entretenimento como espaço kids e gastronômico, com a participação de cervejarias artesanais do Rio Grande do Norte e Fiart Cultural.
A 24ª edição vai reunir um mix de expositores brasileiros e estrangeiros expondo em mais de 300 estandes.
O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou a importância do evento no sentido de dar maior visibilidade ao artesanato nesse período de alta estação quando cidade recebe uma quantidade expressiva de visitantes do país e do mundo. Ressaltou ainda a necessidade de investimento em tecnologia e inovação, que podem garantir ganhos de competitividade e, mais importante, ganhos sociais com o incremento da renda para os artesãos que vivem da atividade. “É um segmento muito importante e que merece toda a atenção, tanto do poder público como da sociedade em geral”, concluiu.
Nesta edição da Fiart 250 artesãos do Rio Grande do Norte vão expor e comercializar o que produzem no estande do Governo do Estado, que apoia a feira por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Ação Social – Sethas. Já o estande da Prefeitura do Natal reunirá 70 artesãos de Natal e grupos da Economia Solidária.
A Governadora Fátima Bezerra reiterou o empenho e dedicação para fazer a atividade avançar e se comprometeu com a implementação da Lei do Artesanato, de 2017, como também em promover parcerias com o Programa de Apoio ao Artesanato Brasileiro.
Ela destacou ainda a importância da atividade para o turismo potiguar. “O artesanato do RN tem potencial para ser um diferencial de competitividade no turismo, até porque ele traduz a nossa cultura rica e diversificada. Com o apoio de todos, vamos fazer muito pelo nosso artesanato, atividade que também integra a cadeia produtiva do turismo e pelo nosso RN”, afirmou.
Com o tema “Água, terra, fogo e Ar. Dos quatro elementos, o talento cria o futuro”, a próxima Fiart reunirá um mix de expositores brasileiros e estrangeiros expondo em mais de 300 estandes que estarão dispostos por categorias, em salões especiais: Fibra, Madeira, Fios e Tecidos, Cerâmica e Esculturas.
Já consolidada no calendário turístico da cidade no período da alta estação, a Feira reúne expositores de todas as regiões do Brasil e de outros países, gera renda, movimenta a economia local e promove o trabalho dos artesãos, especialmente do artesão potiguar.
O estado do Amazonas estará pela primeira vez na Fiart. Outros estados que já estão confirmados no evento são: Minas Gerais, São Paulo; Paraíba, Pernambuco, Ceará, Goiás, Sergipe, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal.
A Fiart, além de promover o artesanato local, nacional e internacional e fomentar negócios para a cadeia produtiva do setor, é também um espaço para lazer e entretenimento, pois conta com praça de alimentação e variada programação artístico-cultural diária, com apresentações de orquestras; danças orientais; rituais indígenas; shows artísticos; mostra de artes circenses e literatura de cordel no Fiart Cultural, além do tradicional Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas, que está em sua 17ª edição e vai reunir grupos do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba em apresentações de expressões culturais tradicionais da região Nordeste como o Coco de Roda (RN); Caboclinho ( PE)/(RN); Papangus (PE); Maracatu (PE); Xaxado (RN/PB); Araruna (RN); Pastoril de Dona Joaquina (RN); e a Capoeira (RN).
A Fiart, organizada pela Espacial Eventos, é realizada com o apoio do Governo do Estado, Governo Federal, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro e do Ministério da Cultura, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – Sebrae – e Prefeitura do Natal. Outras informações e fotos estão disponíveis no site www.feirafiart.com.br
Deixe um comentário