Marca Maxmeio

Postado às 09h01 CidadeDestaque Nenhum comentário

Carreira de ex-recordista mundial da Maratona vira filme produzido em Currais Novos e apoiado com recursos de penas pecuniárias.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A vida do ex-atleta, atual recordista brasileiro e sul-americano em maratonas de atletismo, Ronaldo da Costa, 48, virou roteiro para filme produzido em Currais Novos e contou com investimentos de penas pecuniárias arrecadadas pela Justiça estadual daquele município da região do Seridó. Instituições públicas e privadas também apoiaram a iniciativa.

Penas pecuniárias são medidas alternativas em que os condenados por crimes de menor potencial ofensivo podem substituir o cumprimento da sanção judicial pelo pagamento em dinheiro.

E muitas vezes, não é preciso ter vultosos recursos financeiros para que boas iniciativas sejam tiradas do papel. E a Justiça Estadual, além de apoiar órgãos públicos e não governamentais, também tem apoiado com essas quantias, projetos culturais.

Na comarca de Currais Novos, o valor de R$ 5 mil, arrecadado entre janeiro e março de 2018, serviu de base financeira para a produção do filme Ronaldo da Costa – A Maratona da Vida.

O curta-metragem apresenta a história de superação do corredor mineiro e como o esporte mudou sua vida. Contada a partir de um diálogo entre pai e filho, a trama resgata imagens documentais que recordam momentos históricos, como a vitória do atleta na Maratona de Berlim em 1998, quando bateu o recorde mundial correndo 42km em 2h06m5s.

Ronaldo, natural de Descoberto (MG), foi campeão da São Silvestre em 1994 e medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1995 na prova dos 10 mil metros.

O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da Vara Cível de Currais Novos, explicou que a ideia surgiu de conversas com desportistas do município, e que a Fundação Dr. José Bezerra Gomes apresentou o projeto no edital de disponibilização das prestações pecuniárias.

O filme contou ainda com o seu apoio e atuação como personagem coadjuvante, e a equipe de produção e direção do audiovisual foi composta por moradores da cidade, fortalecendo a produção cultural do local.

A obra, que já está disponível no YouTube, teve seu lançamento oficial em Currais Novos no dia 22 de novembro e em breve contará com apresentações em Natal e em outras cidades.

Ficha Técnica

A MARATONA DA VIDA (Currais Novos, Brasil, 2018)
Direção: Carlos Medeiros
Elenco: Ana Beatriz, Ítalo Vinícius, José Victor, Adriana Galvão, Carlos Henrique, Thiago Camilo.
Roteiro: Leandro Lira e Carlos Medeiros
Produção: Ana Paula e Thaiz Lenna
Captação e Finalização: Herry Filho
Arte da Capa: César Lima

 

Juiz ressalta papel do Poder Judiciário em ação cultural no interior do RN

 

Segundo o juiz Marcus Vinícius, o apoio da Justiça estadual no desenvolvimento desse tipo de ação cultural – a produção de um filme produzido por artistas curraisnovenses – é bem recebido pela população.

Sobretudo, entende o magistrado, na medida em que a comunidade passa a enxergar um Poder Judiciário preocupado não só em julgar processos, mas principalmente como um órgão público que está disposto a, junto com a população, transformar realidades.

Para o diretor da produção “Maratona da Vida”, Carlos Medeiros, “o filme só foi possível graças a esse auxílio. É muito importante que esses órgãos se preocupem com a área cultural que sofre com a falta de recursos”.

Carlos ainda aponta que com o fim do Ministério da Cultura, a necessidade do apoio dos órgãos públicos aumenta: “O Ministério abria editais que fomentavam a cultura do nosso estado”.

O diretor observa que “muitas pessoas não sabem que as comarcas podem apoiar projetos culturais, com as penas pecuniárias, é importante que elas tomem conhecimento disso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *