Marca Maxmeio

Postado às 19h02 CidadeDestaque Nenhum comentário

Escola de Governo do RN promove a valorização e o desenvolvimento de servidores.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

Investir na capacitação dos servidores públicos a fim de otimizar a administração estadual na gestão das políticas públicas tem sido a missão da Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGRN) ao longo dos seus quase 12 anos de existência. Por meio da instituição, vinculada à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), o Governo do Estado vem promovendo cursos e realizando eventos em prol do aprimoramento e atualização profissional do seu quadro de pessoal.

Antes de possuir sede própria, inaugurada em 14 de fevereiro do ano de 2013, quando passou a denominar-se Escola de Governo Cardeal Eugênio de Araújo Sales, em homenagem ao ilustre potiguar, a instituição já havia alcançado a importante marca de 37.481 servidores capacitados. Com o prédio-sede, pode alavancar as suas capacitações, uma vez que passou a dispor de estrutura física ampla com 5.600 metros quadrados, formada por salas de aula, laboratórios de informática e auditórios. Todos os espaços a serviço dos servidores públicos.

Durante esses anos todos, vários programas foram planejados e implantados pela Escola de Governo, emplacando no Rio Grande do Norte um novo estilo de fazer capacitação. Ao final de 2018, a EGRN registrou o quantitativo de 67.242 servidores capacitados, por meio de cursos presenciais e à distância, de congressos, de fóruns e oficinas, cursos em nível de graduação, especialização e mestrado. A expectativa é elevar ainda mais esse número nos próximos anos, garantindo, assim, o cumprimento da sua missão.

Para 2019, foi elaborado um plano de capacitação no qual prevê a realização de diversos cursos categorizados por eixos temáticos, que indicam os temas considerados fundamentais para que o Governo do Estado possa exercer com qualidade, os serviços prestados ao cidadão. Assim, neste ano serão promovidos cursos relacionados às temáticas de Gestão de Pessoas, Planejamento e Governança Inovadora, Gestão de Documentos, Informação e Conhecimento, Compras Governamentais, Orçamento e Finanças, Patrimônio e Tecnologia da Informação e Comunicação. A oferta de cada curso será divulgada no site da Escola de Governo à medida que forem assegurados pela instituição.

Para o primeiro semestre, já está garantida a retomada do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, com turmas em Natal e Nova Cruz, cada uma com 45 vagas. O edital da primeira turma está previsto para ser lançado nas próximas semanas. Para a secretária de Estado da Administração, Virgínia Ferreira, a realização dessa graduação demonstra o compromisso do Governo do Estado na valorização dos servidores. “Com a oferta desse curso estaremos oportunizando ao servidor crescer profissional e intelectualmente. A qualificação do servidor público estadual estará permanentemente na agenda do governo”, ressalta.

Não só a graduação, como quaisquer cursos promovidos pela Escola de Governo são destinados para o servidor público estadual. Para garantir a participação nas capacitações, basta que o interessado se inscreva assim que as ofertas aconteçam. Todavia, por meio de um programa específico de cooperação entre Estado e municípios, servidores municipais também terão direito a participarem dos cursos de aperfeiçoamento e atualização realizadas pela Escola de Governo. A iniciativa objetiva ampliar e expandir as ações da EGRN nos municípios potiguares, como forma de permitir uma maior eficiência e ganhos crescentes na prestação de serviços à sociedade.

Para a diretora-geral da Escola de Governo, Ana Lúcia Gomes, todo o planejamento da instituição para este ano foi pautado na valorização dos servidores públicos do Governo do Estado. “Através do Banco de Talentos, em 2019 pretendemos realizar a maior parte dos cursos com a participação de servidores e servidoras cadastrados no sistema. O intuito é aproveitar a expertise do corpo técnico do Rio Grande do Norte para capacitar outros servidores públicos”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *