Fim do FUNDEB é ameaça aos salários dos professores.
Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Com a presença da governadora do RN, Fátima Bezerra, e do secretário estadual de educação, Getúlio Marques, a Câmara Municipal de Natal debateu na manhã desta terça-feira, 14, a necessidade da manutenção do FUNDEB. Se não for estendido ou prorrogado, o Fundo deixará de existir no próximo ano e, caso ele não seja renovado, não existe garantia do pagamento regular dos salários dos professores em todo país. Em Natal, 100% dos recursos do FUNDEB são investidos na quitação da folha dos educadores municipais.
“Com a audiência de hoje iniciamos um processo de levar o debate sobre o FUNDEB para toda população de Natal. Nossa ideia é que as reflexões sobre esse tema não fiquem restritas a espaços institucionais como a Câmara de Vereadores. Vamos organizar uma série de atividades para conversar sobre temas ligados à Educação nos bairros”, explicou Divaneide Basílio (PT), propositora da audiência.
Para governadora Fátima Bezerra, que foi a relatora do FUNDEB original, em 2006, é preciso traçar um pacto em prol do novo projeto do FUNDEB. A matéria, que já está tramitação no Senado Federal, prevê o caráter permanente desse instrumento e a ampliação da parcela da união no Fundo, que atualmente é de 10%.
Além das representações do Poder Público Estadual e da Prefeitura de Natal, a atividade contou com a participação de movimentos sociais, entidades estudantis e de classe ligadas à pauta da educação e do deputado estadual Francisco do PT.
Deixe um comentário