Marca Maxmeio

Postado às 07h06 CulturaPlantão Nenhum comentário

Sábado 15 de Junho 2019, no festival Curta Caicó, Seridó Potiguar.

Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo/eliasjornalista.com

O curta metragem Tingo Lingo do cineasta potiguar Wallace Santos, com produção da Casa da Praia Filmes será exibido próximo Sábado, 15, às 18h20 durante a programação da 2ª Edição do Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó, que acontece entre os dias 13 à 16 de Junho.

Essa é a quarta exibição pública do filme em festivais, Tingo Lingo teve seu pre lançamento na 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, na cidade de São Miguel do Gostoso/RN no mês de Novembro de 2018. Desde então, o diretor Wallace Santos tem inscrito o filme em diversos festivais nacionais e internacionais. Na sua segunda exibição no Cine Verão, em Natal, o filme ganhou o prêmio de Melhor Direção de fotografia para o fotógrafo Rodrigo Sena. O curta metragem é fruto de longa pesquisa do realizador que tem em sua criação a vivência com personagens da cultura popular no seu dia a dia e foi filmado além de Natal, no Seridó (Florânia) e no Trairy (Santa Cruz), lugar onde vive parte de sua família.

“Tingo Lingo é minha memória afetiva de criança que ainda reverbera nos dias de hoje. Sei que não é uma memória afetiva só minha, é de uma grande quantidade de pessoas entre os mais novos até os mais idosos que já viu os vendedores de cavaco chinês passar nas cidades. Tingo Lingo é minha vivência no sertão, no urbano e no litoral. A ideia é que as pessoas reflitam sobre o momento atual político a partir do recorte de personagens históricos do nosso cotidiano. Antes de fazer o filme viajei por longo período nos estados do RN, na PB, em PE, no CE e na BA, vivenciando como se dava a manifestação desses vendedores ambulantes em outras cidades” explicou o realizador Wallace Santos.

“Tingo Lingo” é uma produção da Casa da Praia Filmes, com patrocínio da Ancine, FSA  Fundo Setorial do Audiovisual, BRDE  Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Prefeitura do Natal, por meio do edital Cine Natal 2016.

2º Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó

O Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó surge com o objetivo de preencher uma lacuna no audiovisual, em Caicó e região do Seridó. Desde meados da década de 90 que o município não dispõe de salas de cinema. Outrora, a região se destacava com várias salas (Cine Pax, Rio Branco, Santo Antônio, Alvorada) que aos poucos foram extintas.

Com o crescimento do interesse no audiovisual, e exibição de mostras realizadas pelo Centro Cultural, Sesc e Casa de Cultura Popular, além do trabalho de produtores independentes, surgiu o desejo de cinéfilos e amantes da sétima arte em realizarem o seu festival que recebeu o nome de Curta Caicó.

Caicó, que possui vários atrativos turísticos, com festas de reconhecimento nacional, uma gastronomia forte e uma tradição latente, retoma com o Curta Caicó a possibilidade de proporcionar às novas gerações o interesse pelo cinema, bem como resgatar do passado o sentimento nostálgico de amor ao cinema.

Essa é a 2ª edição do Festival que acontece no centro cultura Adjunto Dias e é realizado pela Referência Comunicação, empresa de comunicação sediada em Caicó que tem marcado presença no mercado audiovisual. Serão quatro dias de programação cultural. A exibição de Tingo Lingo será exibido no dia 15 às 18h20 horas junto com outros 10 filmes potiguares na MOSTRA CINE SÃO FRANCISCO – COMPETITIVA POTIGUAR.

O Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação e conta com apoio do Governo do Estado, Fundação José Augusto, SESC RN, CERES – UFRN, UERN, Canal Futura, Calle, Óticas Mirna, Brisanet, Unicords, Elo Company, Místika, ACCIRN, ABDeC e Setcenas.

Confira a programação completa do festival:

http://www.curtacaico.com.br/wp-content/uploads/2019/06/programacao-2019-2.pdf

http://www.curtacaico.com.br/programacao-oficial-festival-de-cinema-curta-caico/?fbclid=IwAR1dyK_GZZMyVJJ8UoefxeMfvsKIU4IeOueNlVdvZY-2UnFL6IQeZ5JxC50

https://www.facebook.com/curtacaico/

http://www.curtacaico.com.br/confira-os-filmes-selecionados-nas-mostras-competitivas-e-paralelas/

Evento no facebook:

https://web.facebook.com/events/126205158274387/

 

Vídeo dos selecionados da mostra potiguar:

https://www.facebook.com/curtacaico/videos/481995675872131/

SOBRE WALLACE SANTOS

WALLACE SANTOS é comunicador de formação. Atua há alguns anos nas artes visuais e na produção cultural. Educador através de seu trabalho.  Procura participar e movimentar a manifestação cultural dos lugares onde está e por onde passa. Atualmente se dedica principalmente na realização projetos autorais, tais como: em 2015 idealizou a Camará Filmes – produtora de conteúdo audiovisual.  É um dos idealizadores da Mostra Trinca Audiovisual – Mostra Itinerante de Cinema Potiguar (2014); Integrou o projeto Cine Rua (2015) – cinema para população em situação de rua; Coordenou a produção e equipe audiovisual do projeto Artístico Memórias do Alecrim; Integrou em múltiplas funções a equipe de diversos projetos audiovisuais, entre eles: História da Alimentação no Brasil  Heco Produções/SP (2017); Leningrado, linha 41 – Casu Filmes/RN (2017); A Rotação da Terra – Heco Produções/SP (2017); Codinome Breno – Casu Filmes/RN (2018). Envereda pela direção audiovisual.  Realizou os curtas: RAP presenta – RN (2015); Tem Funk – RN (2015); O Sul Corpóreo – México/Natal – RN (2016). Em 2018 lançou o curta – Tingo Lingo, pela Casa da Praia Filmes/RN e integra o núcleo de produção e realização da ABOCA Audiovisual, produtora de cinema sediada no estado do Rio Grande do Norte onde desenvolve vários projetos no audiovisual.

 

Wallace Santos

(Diretor do filme)

+55 (84) 988832399 | 996715220

wyurisantos@gmail.com

TINGO LINGO

Gênero: Documentário

Diretor: Wallace Santos

Elenco: Vitôr, Élielson, Valtinho, Maria Gorette e João Maria

Duração: 17 min 43 seg    Ano: 2018   Formato: DCP & Digital   Cor: Colorido

País: Brasil     Local de Produção: RN

Produção: Casa da Praia Filmes

SERVIÇO

O que: Exibição de Tingo Lingo – curta metragem Potiguar.

Onde: Centro Cultural Adjuto Dias – Caicó

Quando: 15 de Junho de 2019.

Hora: 18h20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *