Marca Maxmeio

Postado às 07h06 CulturaDestaque Nenhum comentário

Com apoio do Governo, “Mossoró Cidade Junina” encerra “Chuva de Bala”. (Foto: Elisa Elsie).

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

A governadora Fátima Bezerra esteve em Mossoró nesta sexta-feira (28) e assistiu a última exibição desta temporada do “Chuva de Bala no País de Mossoró”. Tradicional nos festejos juninos da maior cidade do Oeste, a peça é adaptada do texto original do escritor potiguar Tarcísio Gurgel e nesta edição homenageou o poeta Antônio Francisco. Seu enredo conta a história de coragem do povo do município que, em 1927, enfrentou e venceu o bando do famoso e temido cangaceiro Lampião.  Prédios da cidade até hoje guardam marcas da “chuva de balas” trocadas com o bando do forasteiro, que fugiu do embate.

“A cada ano o espetáculo está mais bonito e não abro mão de vir sempre. ‘Chuva de bala’ é cultura, é arte e é também o fortalecimento da interiorização do turismo no nosso estado. Mesmo diante das dificuldades financeiras que enfrentamos, o Governo investiu para garantir a segurança desse evento com cinco mil diárias operacionais pagas aos nossos operadores de segurança. E o resultado está aqui, a população aproveitando os festejos juninos em Mossoró com tranquilidade e segurança”, destacou a governadora.

São João Seguro

O Governo do Estado reforçou a segurança no “Mossoró Cidade Junina” com patrulhamento e policiamento durante as festividades e o pagamento de 5 mil diárias operacionais para os agentes da segurança pública. O Corpo de Bombeiros realiza desde o dia 8 de junho uma operação de reforço para o evento, onde equipes de socorristas ficam de prontidão no Posto de Comando. A Polícia Militar colocou efetivo extra nas ruas de Mossoró com 150 militares e uma Delegacia Móvel foi montada com delegado, escrivão e agentes. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) instalou o Centro de Comando de Controle Móvel, um caminhão para gerenciamento das comunicações durante o evento. E o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), em conjunto com a Prefeitura, contou com mais de 60 câmeras de segurança instaladas na cidade para auxiliar no monitoramento.

Este ano, o “Chuva de Bala” realizou 10 apresentações com a participação de 85 atores e dançarinos, artistas locais, que narram e cantam a história que tanto orgulha o povo mossoroense. A cada noite, o Polo Cidadela, um dos locais mais visitados do Mossoró Cidade Junina, recebeu cerca de 2 mil pessoas, que também prestigiam o espetáculo que atrai visitantes de todo o RN e de outros estados. A peça teatral marca um dos principais eventos dos festejos juninos no Rio Grande do Norte, movimentando a economia local e fortalecendo a interiorização do turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *