Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Exposição de fotografias, venda de livros e equipamentos e debates. Esta foi a programação da primeira edição do Fotografia com Prosa, evento que ocorreu na tarde deste domingo (30.6), no térreo do Lagoa Center, em Lagoa Seca. Foi organizado pelo professor de fotografia, Célio Ricardo, paulista que está em Natal há dez anos.
Durante o evento também ocorreram dois debates: um sobre fotografia de longa exposição, com o fotógrafo Fernando Cazuny e um segundo com o tema Fotografia autoral, com os alunos do curso do professor Célio Ricardo.
“Criei este evento com o objetivo de organizar um espaço para que os amantes da fotografia em Natal, independente de serem profissionais, se reunirem para trocarem ideias, exporem suas fotos e conhecerem mais no fascinante mundo da arte fotográfica”, disse o idealizador do evento, Célio Ricardo.
A exposição de fotos é composta por imagens feitas por cinco alunos do professor Célio Ricardo, que concluíram o curso de Fotografia Autoral, que são imagens feitas por eles mesmo.
À convite do infectologista João Luiz Nobre Neto, um dos alunos de Célio que expõe, a nutricionista Ana Luíza Araújo Nascimento Dantas veio ao evento e se encantou com a qualidade das fotos produzidas. “Não sou fotógrafa profissional, mas viajo muito e até me despertou o desejo de aprender a fotografar e ao ir para outros lugares fora de Natal, tirar fotos de maior qualidade, inclusive pelo celular”, disse a nutricionista Ana Luíza, que ouviu do professor Célio, que ele também dá aulas de como fotografar pelo celular.
Expositores
Um dos alunos expositores é justamente o infectologista João Luiz Nobre Neto, que trabalha no Hospital Giselda Trigueiro, junto com a nutricionista Ana Luíza. “Fotografo informalmente, sem o objetivo de me tornar profissional. Fui apresentado ao curso por um colega e me apaixonei”, disse o infectologista João Luiz, que usou a fotografia como terapia depois que sua esposa faleceu.
Outro expositor é o economista Jens Hackradt, que começou a fotografar há 10 anos como hobby e atualmente já pensa em se profissionalizar. “Sigo um estilo de fotos monocromáticas (preto branco) e sépia (envelhecida), principalmente de paisagens e viagens turísticas”, disse Jens, que na exposição tem fotos suas da Itália, Portugal, Galinhos/RN e Espanha. Este ano ele ainda vai fotografar a Patagônia argentina e chilena e voltar com excelentes imagens na câmera.
A fotógrafa Rose Mary Medeiros é uma das duas mulheres da exposição e única que já se declara profissional da fotografia, realizando casamentos e eventos em geral. “Além disso também faço um trabalho social, com ensaios fotográficos de gestantes carentes em São Gonçalo do Amarante, na comunidade do Guajiru, junto com Verônica Barreto. Para exposição ela trouxe fotos de objetos em tamanho natural e macro (imagem pequenas ao natural que se fotografa em tamanho grande)”, disse a fotógrafa Rose Mary.
A outra mulher da exposição é a médica infectologista Maria do Carmo Costa, esposa do economista e fotógrafo Jens Hackradt, também expositor. “Foi a partir das viagens que eu e meu marido fazíamos para outros países que decidimos fazer o curso para melhorar a qualidade de minhas fotos”, disse Maria do Carmo, que ao contrário do marido, não pretende se profissionalizar como fotógrafa. Na exposição ela tem fotos, inclusive de celular, da Itália, Grécia e do RN.
O quinto e último expositor é o funcionário público estadual, Marcelo Moux, que fotografa há quatro anos. “Estou me especializando em registrar imagens de pássaros, que adoro”, disse Marcelo, que na exposição tem fotos de uma coruja e beija flor em destaque, entre outras. “A fotografia para mim é uma forma de terapia, que quebra o estresse do dia a dia!, disse Marcelo.
Com informações do jornalista: Rosinaldo Vieira Assessor de Imprensa
Deixe um comentário