Marca Maxmeio

Postado às 08h07 CidadeDestaque Nenhum comentário

Artesanato potiguar se destaca na Fenearte. (Foto: Anderson Santos).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A vigésima edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), realizada em Recife-PE, gerou uma receita de R$ 187 mil para os artesãos norte-rio-grandense que participaram do estande do Governo do RN na feira. Segundo levantamento do Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte), foram vendidas 2.945 peças e outras 190 peças foram encomendadas, com destaque para os produtos de fibra de sisal e o bordado seridoense.

A caravana – composta por 6 artesãos individuais e 2 associações – comercializou sete tipologias: bordado, esculturas em pedra ônix, couro, cerâmica, fibra, renda de bilro e cartonagem. Os produtos foram expostos para mais de 300 mil pessoas que movimentaram os 12 dias da feira. O RN, nesse sentido, aumentou em 19% o total de vendas em comparação com a edição de 2018 e se destacou entre os estados do Nordeste.

Para Domingos Sávio, assessor técnico do Proarte, a diferença da técnica dos produtos fabricados no RN foi o grande destaque dessa edição. “Apesar da concorrência direta com os estados do Ceará e de Pernambuco, nosso bordado do Seridó é diferente. Nossa pedra ônix amarela é única no Brasil. A nossa cerâmica é bem peculiar. Nossa fibra fez toda a diferença, chegando a vender todo o estoque apenas em um dia. É nesses aspectos que pontuamos positivamente”, disse.

O retorno não só financeiro, mas também cultural, reforça a importância da viabilidade da participação dos artesãos nas feiras de artesanato do Brasil. O escoamento dos produtos aliado à diversidade das técnicas e ao rigor das produções comprova a qualidade do artesanato como fonte sustentável, agregando valor a toda uma cadeia produtiva que encontra, na arte, sua fonte de renda.

Com os resultados alcançados, de um lado, na Fenearte, e, de outro, na Fiart (R$ 661 mil na edição 2019, realizada no Centro de Convenções de Natal), as expectativas são as melhores para o segundo semestre de 2019. Mais duas grandes e importantes feiras estão programadas para ocorrerem no território potiguar: a Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse) e a Multifeira Brasil Mostra Brasil, que ocorrerá entre 06 e 15 de setembro, na Arena das Dunas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *