Marca Maxmeio

Postado às 09h08 CidadePlantão Nenhum comentário

Educação e Instituto Unibanco debatem fortalecimento da aprendizagem no ensino.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

A parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Instituto Unibanco, por meio do programa Jovem de Futuro, irá promover nos dias 5 e 6 de agosto o seminário “Mobilização para aprendizagem no Ensino Médio” para discutir a importância da gestão para o avanço contínuo da educação no Ensino Médio.

Junto com a governadora Fátima Bezerra e o secretário da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Getúlio Marques, o seminário também terá a participação da secretária-adjunta, Márcia Gurgel, e do Superintendente Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques. O encontro reunirá os técnicos da SEEC, diretores regionais, assessores e coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas.

“Temos um compromisso com a aprendizagem dos nossos jovens. Diante disso, temos que ampliar o debate em busca de caminhos que devem ser traçados, para garantirmos que o jovem tenha acesso a uma educação de qualidade. Esse debate tem que ser amplo e plural para atender todas as vozes que compõem a rede estadual de ensino”, explica Getúlio Marques, Secretário da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.

De acordo com dados do Censo Escolar 2018, o Estado do Rio Grande do Norte tem mais de 90 mil estudantes matriculados no Ensino Médio público, distribuídos em 315 escolas. O programa Jovem de Futuro, atualmente, está presente em 141 escolas estaduais, que atendem mais de 49 mil estudantes e deve ser implementado em todas as 315 unidades escolares até 2020.

“A educação é um direito de todos. E nosso apoio para o Governo do Rio Grande do Norte garantir esse direito com qualidade tem como foco a melhoria da aprendizagem dos estudantes e a redução das desigualdades educacionais nas escolas públicas de Ensino Médio do estado. Nossa parceria atua por meio do aprimoramento contínuo da gestão da educação, desde a secretaria até o diretor da escola”, explica Ricardo Henriques, Superintendente Executivo do Instituto Unibanco.

A metodologia envolve assessoria técnica, formações, análises de dados e o apoio de sistemas tecnológicos. Atualmente, o programa é implementado em parceria com as Secretarias de Educação dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Goiás e Piauí.

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco, fundado em 1982, é umas das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua para a melhoria da qualidade da educação pública no ensino médio, por meio da gestão da educação – valoriza a diversidade, conecta ideias e acelera as transformações – sempre orientando sua atuação em evidências e com o foco em garantir o direito à aprendizagem de todas e todos os estudantes. www.institutounibanco.org.br

Serviço

Seminário Mobilização para Aprendizagem no Ensino Médio

05 e 06 de agosto de 2019

Holiday Inn – Av. Sen. Salgado Filho, 1906 – Lagoa Nova – Natal – RN

Programação

Dia 05 – para toda a rede pública de Ensino Médio

8h às 8h30 – Credenciamento e café de boas-vindas

8h30 às 9h – Abertura do evento

9h00 às 12h30 – Políticas para a Educação do Rio Grande do Norte: diretrizes, metas e o direito de aprender.

12h30 às 14h – Almoço

14h às 15h30 – Diagnóstico educacional e escolar: evidências para a tomada de decisão

15h30 às 17h – Novo Ensino Médio: diretrizes de implementação

17h as 17h30 – Encerramento

Dia 06 – para as escolas participantes do programa Jovem de Futuro

8h às 8h30 – Credenciamento e café de boas-vindas

8h30 às 9h – Abertura

9h às 11h – Gestão para o avanço contínuo na educação: como o Circuito de Gestão potencializa os resultados de aprendizagem

11h às 12h30 – A dimensão pedagógica da gestão: a potência de uso de rotinas no cotidiano escolar

12h30 às 14h – Almoço

14h às 15h30 – Mobilizando os estudantes para a aprendizagem

15h30 às 17h – A escola como espaço de diminuição das desigualdades de aprendizagem: o valor da experiência

17h as 17h30 – Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *