Marca Maxmeio

Postado às 19h08 CidadePlantão Nenhum comentário

Setembro Cidadão tem programação aberta em Natal.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A programação oficial do Setembro Cidadão foi aberta hoje (28) pela manhã, no Auditório Angélica Moura, na Secretaria Estadual de Educação. O evento contou com a participação de professores, gestores escolares, regentes de bibliotecas e técnicos pedagógicos das Diretorias Regionais de Educação. O “Mês da Cidadania” é um dos projetos do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira. O objetivo é estimular a educação cidadã.

Os convidados foram recepcionados pelas mascotes da campanha, Edu (Educação) e Cidinha (Cidadania), e pela Banda Filarmônica de Mãe Luiza. O juiz Jarbas Bezerra destacou a importância da parceria com a Secretaria Estadual de Educação para a realização de ações que estimulem a cidadania. Ele também falou sobre o papel da escola dentro desse contexto. “Ainda somos o único povo do mundo que fura fila, que estaciona em vaga de idoso. Respeitar os direitos das pessoas é uma questão de cidadania e isso tem que ser aprendido desde o ensino infantil. Não só na família, mas também na escola”, pontuou.

O secretário de educação do RN, Getúlio Batista, falou sobre a importância da leitura como instrumento de cidadania. “O fortalecimento da leitura e da escrita permitirá que nossos jovens entendam e assumam o protagonismo na construção de uma sociedade permeada por atitudes cidadãs, no seu conceito mais amplo, na luta por justiça, igualdade, equidade e muita solidariedade”. A professora Andreia Juvêncio Fonseca Sanz, com quase 20 anos dedicados ao ensino público, participou da abertura do Setembro Cidadão. Para ela, a educação cidadã possibilita ao aluno se enxergar como membro da sociedade. “Tratar de cidadania na escola é possibilitar ao aluno algo transformador, onde ele vai não só receber conteúdos sistemáticos, mas vai ver também uma forma de atuar na sociedade de forma consciente, crítica, sendo parte transformadora dela”.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro evento dentro da abertura do Setembro Cidadão foi o painel “Biblioteca: formação de leitores para a construção da cidadania”, que contou com a participação do professor doutor José Castilho Marques Neto (UNESP), que atua em políticas públicas de livro, leitura e biblioteca; e da professora doutora Maria da Penha Casado Alves (UFRN), que desenvolve projeto de mediadores de leitura com formação para profissionais da educação básica. Para eles, as bibliotecas são instrumentos de formação de cidadãos críticos que podem contribuir para melhorar a sociedade.

A programação segue durante o dia de hoje com o painel “Cidadania: Direito, deveres e solidariedade – Programa Brasileiro de Educação Cidadã”, com o juiz Jarbas Bezerra; e a mesa redonda “A educação cidadã para os privados de liberdade”, com Liz Araújo (SUEJA/SEEC) e Márcio Adriano de Azevedo (IFRN).

A programação do Setembro Cidadão vai até o fim do próximo mês com dezenas de ações e atividades voltadas à promoção da educação e cidadania. O Rio Grande do Norte é o estado cidadão do Brasil. O título foi definido pela Lei Complementar 494/2013. No dia 10 de setembro o RN celebra o dia estadual de Educação Cidadã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *