Marca Maxmeio

Postado às 10h09 CidadePlantão Nenhum comentário

Em Touros, Emater-RN e Governo Cidadão finalizam 2ª Jornada de Manejo de Pragas.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Finalizando a Segunda Jornada de Manejo Integrado de Pragas (MIP), agricultores e produtores de banana beneficiários do Projeto Governo Cidadão e assistidos pela Emater-RN, dos municípios de Ceará-Mirim, Pureza, João Câmara, Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros, participaram da palestra sobre os “Principais problemas fitossanitários da bananeira e alternativas sustentáveis de controle” com apresentação do engenheiro agrônomo/pesquisador da Embrapa – Tabuleiros Costeiros, Marcos Moreira.

A atividade ocorreu na Comunidade do Boqueirão, em Touros, nesta sexta-feira (30). O segundo momento foi em campo com uma visita a propriedade do agricultor Paulo Vieira da Silva (Paulinho) que recebeu orientações para tonar o manejo do seu mamoeral mais sustentável. Para Paulinho a visita foi importante, pois pode tirar dúvidas e trocar experiências com outros agricultores. “Vou seguir as orientações e mudar o sistema de pulverização para prevenir os ácaros na plantação, entre outras práticas”.

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é fundamentalmente sustentável e bioecológico, formado por um conjunto de ações ecológicas que buscam o equilíbrio ambiental por meio do uso racional de agrotóxicos na lavoura. Esta técnica traz diversos benefícios para o agricultor, consumidor e para o meio ambiente.

O ciclo de jornadas integram o compromisso de salvaguardas ambientais do Governo Cidadão, no âmbito do acordo de empréstimo do Governo do Estado com o Banco Mundial. A segunda jornada teve início no dia 26, passou pelos municípios de Ielmo Marinho, Assú e Touros proporcionando troca de experiências entre os agricultores.

De acordo com o diretor Geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, “A Jornada é um trabalho de articulação do Governo do Estado por meio das instituições e de forma dialogada com os agricultores para que eles tenham acesso as informações e novas tecnologias. A fruticultura irrigada de forma sustentável é um desafio, mas juntos iremos encontrar o melhor caminho”.

Na quinta-feira (29), a Jornada ocorreu na Comunidade Boa Cica, em Touros, com produtores de banana. A primeira parte da atividade, uma palestra sobre “Manejo sustentável de pragas e doenças na cultura da banana”.

No segundo momento, uma visita técnica ao Sítio Boa Cica do agricultor Raimundo Nonato da Cruz que te um plantio de banana pacovan. Para finalizar, os agricultores e produtores puderam aprender como fazer uma armadilha tipo rampa utilizando vasilhame.

As Atividades tiveram o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Touros, da Associação dos Produtores Humildes de Bia Cica e do Centro Social de Boqueirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *