Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
Dez medalhas e dois recordes brasileiros. A despedida da temporada 2019 não poderia ter sido melhor para a equipe de halterofilismo da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN). “Os resultados colocam a nossa associação num lugar de destaque do halterofilismo paralímpico nacional. Atualmente, somos a segunda melhor equipe do Brasil, e com uma diferença muito pequena pro clube líder”, comemora Tercio Tinoco, presidente da Sadef.
O Brasileiro disputado no fim de semana em São Paulo reuniu 104 atletas de 11 Estados e do Distrito Federal – os 8 melhores classificados no ranking em cada categoria. 11 recordes foram quebrados na competição, 2 deles de potiguares. Maria Rizonaide faturou o ouro na categoria 45kg, e é a nova recordista do país, levantando quase o dobro do próprio peso, 87kg. Entre as mulheres, além dela, também subiram ao pódio Rene Belcássia (ouro), Naira Gomes (ouro), Alane Lima (prata) e Socorro Azevedo (bronze).
Os homens conquistaram a outra metade das medalhas. Diogo Rocha e Ailton Silva faturaram bronze. Raimundo Damasceno e José Mendes Filho, pratas. E Júnior França garantiu mais um ouro pra coleção, com direito a recorde brasileiro e prêmio de Melhor Índice Técnico, que considera o peso levantado dividido pelo peso corporal.
Junior, que compete na categoria 49kg, levantou mais que o triplo do próprio peso: 151 kg. “Ele evoluiu sua marca em 5 kg, o que hoje garantiria a sexta posição no ranking Tokyo. Temos muito trabalho pela frente na esperança de brigar por uma medalha paralímpica, mas precisamos primeiro garantir que estaremos entre os Top 8 do Mundo”, diz o técnico da Sadef, Carlos Williams.
O Brasileiro encerrou o calendário do halterofilismo nessa temporada. A primeira competição nacional de 2020 está prevista para março, em Recife.
Medalhistas da Sadef no Brasileiro de Halterofilismo
Feminino
1. Maria Rizonaide (cat. 45) – Recorde Brasileiro com 87 kg
2. Rene Belcassia Souza (cat. 55) – 1° com 76 kg
3. Naira Gomes (cat. 61) – 1° com 87 kg
4. Alane Lima (cat. -86) – 2° com 86 kg
5. Socorro Azevedo (cat. 55) – 3° com 58
Masculino
1. João Maria Junior (cat. 49) – Recorde Brasileiro com 148 kg e 151 kg
2. José Mendes Filho (cat. 65) – 2° com 140 kg
3. Raimundo Damasceno (cat.72) – 2° com 155 kg
4. Ailton Silva (cat. 54) – 3° com 120 kg
5. Diogo Rocha (cat. 80) – 3° com 152 kg
Deixe um comentário