Marca Maxmeio

Postado às 18h04 CidadeDestaque Nenhum comentário

Robô Ciência e Unifacex doam 120 protetores faciais para trabalhadores em saúde.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

A escola Robô Ciência e a Unifacex vão entregar nesta sexta-feira, 1º de maio (Dia do Trabalhador), 120 protetores faciais para profissionais de saúde do Hospital Giselda Trigueiro, referência no combate ao novo Coronavírus no Rio Grande do Norte.

As duas instituições de educação estão produzindo e vão doar, no total, cerca de 500 protetores de acetato para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão na linha de frente no combate a Covid-19. A outra parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) será entregues nos próximos dias.

As máscaras, que são chamadas de Face Shields, estão sendo produzidas e montadas em um Laboratório Maker da Unifacex. O espaço é usado pela universidade  para aulas de robótica e programação. A viseira, onde os profissionais de saúde encaixam o EPI na cabeça, está sendo produzida em impressoras 3D. O acetato, aquele material plástico transparente que fica na frente do rosto, é cortado em uma máquina a laser de alta precisão. Os custos foram divididos entre as duas instituições.

“Vamos fazer essa primeira doação com uma alegria imensa no coração. A data é muito simbólica. A entrega desses EPIs no dia do trabalhador é uma forma de homenagear esses profissionais que estão dedicados em salvar vidas. Nós também queremos proteger a vida deles, oferecendo a segurança necessária para que eles possam trabalhar”, disse o professor Alexandre Amaral, diretor da Escola Robô Ciência.

A produção dos cerca de 500 protetores faciais deve ser finalizada nos próximos dias e em seguida serão feitas outras entregas em unidades de saúde da rede pública que estão recebendo pacientes com suspeita de Covid-19. O uso de máscaras é fundamental para a proteção dos médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. A escassez de EPIs, no mundo todo, é um problema enfrentado durante a pandemia do novo Coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *