Marca Maxmeio

Postado às 19h08 CidadeDestaque [ 9 ] Comentários

Pessoas com necessidades especiais aproveitam domingo de sol em Ponta Negra.

Redação/eliasjornalista.com

O sol brilhou mais forte neste domingo (4), num dos principais cartões postais de Natal, a praia de Ponta Negra, para receber um grupo de pessoas com necessidades especiais que aproveitaram o banho de mar e a pratica esportiva para ampliar amizades e colocar o papo em dia.

O programa “Ortorio na Praia” é coordenado por Leonardo Vasconcelos. “O objetivo é trazer as pessoas com necessidades especiais à praia para realizar atividades esportivas, conviver com novos amigos e ter acesso ao banho de mar, esporte, lazer e ser feliz”, disse Leonardo.

“Gostaria de chamar atenção dos governantes para o cumprimento do artigo 5º da Constituição Federal com relação ao direito de ir e vir a todos os cidadãos. Os portadores de necessidades são contribuintes e tem vontades que não podem ser supridas por não existir acesso. Falta ônibus adaptado atendendo a todas as linhas da cidade, rampa especiais para chegar à praia e outros lugares como área de lazer, eles querem e não tem”, acrescentou.

“Ações como esta, é um pequeno exemplo e se diversas empresas fizesse um pouco ajudaria bastante. Eles compram prótese, cadeiras e muletas, mais compram também roupas, relógios e artigos de consumo usual”, finalizou.

A iniciativa faz parte do projeto “Sol e Mar para Todos – Natal praia acessível” apresentado a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) pela Técnica em Patologia Clínica, Patrícia Portela que tem como principal objetivo tornar possível o acesso dos deficientes físicos as praias de Natal.

As pessoas com necessidades especiais são seres humanos  comuns, se esbarram com as barreiras arquitetônicas que impedem o deslocamento e chegada a locais por falta de acessibilidade. Por tanto merece uma a atenção melhor dos do gestores públicos e de toda sociedade.