Marca Maxmeio

Postado às 18h05 CulturaDestaque Nenhum comentário

Ação faz parte do Projeto Movimento Sinfônico e inscrições iniciam na próxima segunda-feira (1º).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

O Terças Clássicas ao Vivo com o Maestro, que aconteceu na noite da terça-feira (26), nos canais do YouTube e Facebook, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, com direção artística do Maestro Linus Lerner e produção da Mapa Realizações Culturais, exibiu vídeos dos sete finalistas do “Concurso Jovens Solistas OSRN” e anunciou o vencedor da Etapa Estadual por voto popular e o de Mérito do Júri, que além dos prêmios em dinheiro, ficam classificados para a Etapa Nacional.

Com sistema de votação através do site da OSRN, ao qual permitia um voto por pessoa, o Concurso Jovens Solistas OSRN obteve 3.815 votos, classificando em primeiro lugar, o pianista Tiago Ferreira, com 25.37%. Natural de Natal, iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade na escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no projeto de extensão “Jovens Pianistas”, orientado pelo Professor Dr. Tarcísio Gomes Filho. Atualmente, com 20 anos, é aluno do sétimo período do curso de bacharelado em música da mesma universidade; professor de piano do espaço musical Hilkelia e bolsista no curso de extensão da UFRN.

E, o violoncelista Diego Paixão foi escolhido pelo Mérito do Júri. Diego é bacharel e mestre em música pela UFRN, onde estudou com Fábio Presgrave. Já foi premiado por unanimidade em instituições francesas e é vencedor do Concurso Thomaz Babini Art-Invest. Atualmente é professor de Violoncelo da Academia Jaime Lourenço e da ONG Atitude Cooperação.

O vencedor do primeiro lugar, com votação popular, recebe certificado e prêmio de R$ 1.000,00 mil reais, repassados dentro do sistema de pagamentos autorizados pela Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão; e o pelo Mérito do Júri, recebe R$ 500 reais. Ambos ficam classificados para a Etapa Nacional que acontece em junho e as inscrições têm início na próxima segunda-feira (1º de junho) e seguem até dia 22. Confira regulamento através da página www.osrn.com.br.

 

A programação para a temporada 2020 estava prevista para os moldes padrão, contudo, mediante o cenário de Pandemia fez-se nascer a versão online das apresentações, tendo sido realizada já duas edições: Homenagem aos 180 anos de Tchaikovsky, em março e Homenagem ao Maestro Duda, em abril. Com a finalidade de integrar outras demandas do Projeto Movimento Sinfônico, o Concurso Jovens Solistas OSRN visa incentivar os jovens instrumentistas potiguares e brasileiros que tenham entre 12 a 28 anos e cantores de 12 a 30 anos. E também tem o intuito de alcançar as metas estabelecidas no projeto, em especial os pontos traçados em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 tem patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Wish Natal Exclusive Resort, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação, Inter TV e dos Restaurantes: Camarões, Tábua de Carne, La Cachette e Poti Restaurante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *