Marca Maxmeio

Postado às 10h07 CulturaDestaque Nenhum comentário

Hospital de Campanha de Natal completa dois meses de funcionamento. (Foto: Alex Régis).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Inaugurado no dia 04 de maio de 2020, o Hospital de Campanha de Natal (HCN) completa dois meses de atividade neste sábado, 04 de julho. De lá até aqui, foram registradas mais de 260 altas de pacientes atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) nos 120 leitos da unidade. A estrutura tem 100 enfermarias, 20 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) com respiradores, farmácia e sala de assistência social à serviço dos pacientes regulados que são atendidos no local.

Diariamente, 450 profissionais da saúde atuam na linha de frente do HCN somando esforços à Prefeitura do Natal no combate ao Coronavírus na capital. São médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos bioquímicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, engenheiros clínicos, técnicos de laboratório, técnicos em radiologia e auxiliares de farmácia que cuidam das pessoas que chegam à unidade com a Covid-19.

Primeiramente, os pacientes são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou no Hospital dos Pescadores, e encaminhados, em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Natal (Samu-Natal), para receber tratamento específico e de qualidade.

De acordo com médico diretor, Saliciano Lima, um dos casos que mais chamou a atenção da equipe nesses 60 dias de funcionamento foi um paciente que deu entrada com falta de ar intensa. “Era um homem adulto, que chegou com quadro de evolução de síndrome respiratória, mas, graças à assistência clínica assertiva da equipe, conseguimos estabilizá-lo na própria enfermaria e não houve necessidade de intubação ou internamento em UTI”, comentou.

A Prefeitura do Natal, atenta aos acontecimentos e andamento da situação epidemiológica no município, decidiu montar o Hospital de Campanha para atender os casos que demandam maior atenção na cidade. “Esse Hospital foi decisivo para os munícipes de Natal e já somam mais de 250 altas. As pessoas recebem tratamento adequado e específico para Covid-19”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

“Nós que fazemos a SMS Natal, temos um desafio diário nessa pandemia. Destaco e parabenizo todos que estão na linha e, principalmente, os que não medem esforços na missão de salvar vidas “, informa George Antunes, secretário de Saúde de Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *