Marca Maxmeio

Postado às 19h08 CidadePlantão Nenhum comentário

Governadora reitera apoio ao estatuto da juventude. (Foto: Fabiano Trindade).

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

No dia em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), realizou um Ato em Defesa do Estatuto da Juventude. A ação, transmitida nas redes sociais do Governo e da governadora Fátima Bezerra, aconteceu durante sessão solene virtual do Conselho Estadual da Juventude.

Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra destacou que a iniciativa tem um simbolismo importante diante do marco legal que representa o atual estatuto no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a juventude. “Reafirmo nosso compromisso na defesa integral dos termos do estatuto, das bandeiras e dos direitos defendidos que fazem parte da agenda prioritária do Estado. O resgate do funcionamento do Conselho da Juventude não é uma peça de marketing; ele representa que o Governo do Estado e sociedade civil estão de mãos dadas, na busca da promoção de políticas públicas em prol da cidadania da juventude potiguar. Nesse momento que o governo atual apresenta tanto desprezo nas participações populares, é muito importante dizermos que aqui no RN o Governo valoriza e respeita a participação da sociedade civil”, pontuou.

A chefe do Executivo estadual se solidarizou às famílias que perderam parentes, vítimas da Covid, e lembrou que decretou luto oficial por três dias no Estado. “Por trás das estatísticas há muita dor, muitas histórias de vida ceifadas. Nos solidarizamos com as famílias enlutadas. Uma coisa o povo potiguar tem clareza, de todo esforço e trabalho incansável que o Governo vem realizando para cuidar da vida, mitigar essa realidade dolorosa. Nossa gestão tem como missão principal cuidar da vida do povo potiguar”, disse Fátima que pediu aos participantes um minuto de silêncio.

A live do Ato em Defesa do Estatuto da Juventude foi aberta pelo jovem açuense Tiago França, do Sarau da Resistência, que recitou poesias alusivas à data. Em seguida, o evento contou com a explanação histórica da construção do Estatuto, feita pelo ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Daniel Souza, e pela pesquisadora Helena Abramo. “As políticas de juventude são o resultado dos processos de construção coletiva ao longo dos anos. Os Conselhos são espaços de especiais conquistas pelo intenso diálogo e participação que promovem”, disse Helena.

“O Conselho resolveu fazer sua sessão solene em homenagem ao dia internacional da juventude um ato em defesa do estatuto da juventude, convertendo essa celebração em momento de luta reunindo aqui representantes para debater a importância desses direitos. Direitos esses que são conquistas da juventude brasileira como um todo”, disse Gabriel Medeiros, subsecretário de Juventude do Rio Grande do Norte

A representante da União dos Escoteiros do Brasil no âmbito do RN, Natália Castilho, comemorou esse momento de reunião em alusão ao estatuto. “Vivemos um momento icônico, que merece destaque e ver o Governo do Estado comemorando aqui conosco e nos dando subsídios para a construção da política pública voltada para a juventude potiguar nos dá força para continuar na luta”, completou.

Atualmente, além de promover a efetivação do Conselho Estadual de Juventude, o Governo do RN disponibiliza para a juventude potiguar alguns programas sociais de apoio à sustentabilidade econômica, à cultura jovem como o Programa CredJovem, Segurança Alimentar da Juventude, Praças da juventude e o RN Aprendiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *