Famílias por mais tempo em casa fazem crescer busca por isolamento acústico para melhor conforto.
Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Pandemia fez crescer procura por alternativas para um lar mais confortável e silencioso
Mais tempo em casa, mais gente circulando pelos cômodos, crianças correndo pra lá e pra cá, aparelhos de som e televisão ligados por mais horas. Tudo isso produz barulhos e ruídos que podem causar incômodos a você e aos vizinhos também. Mas todo esse desconforto poderia ser evitado se o seu lar tivesse um bom isolamento acústico. Isolar paredes, tetos, portas e janelas traz mais qualidade de vida, evita reclamações e favorece a privacidade.
O isolamento pode ser feito em praticamente qualquer cômodo. O ideal é que esse serviço seja pensado ainda na fase do projeto, principalmente desde os estudos preliminares, mas quando não é possível, há inúmeras soluções que podem ser aplicadas a ambientes já em uso.
A diretora comercial e de marketing de OBorrachão, Raíssa Diniz, destaca que durante a pandemia cresceu muito o interesse e a busca por informações sobre como realizar o isolamento acústico de residências. “As pessoas passaram a procurar compreender como se pode tratar os espaços acusticamente, e houve um grande movimento de busca por informações desse tipo”, explica. Raíssa ressalta que o isolamento acústico pode ser sinônimo de qualidade de vida, menos estresse e sono de melhor qualidade, especialmente em períodos que a família precisa permanecer mais tempo em casa.
A arquiteta Bianca Araújo, que atua com projetos de isolamento acústico, explica como funcionam. “O isolamento acústico deve ser feito, primeiramente, observando o ambiente e identificando as fontes sonoras que estão incomodando. Em seguida, avaliar as partições – partes, como paredes, esquadrias, teto, ou piso – que precisam de isolamento. Tem que cuidar muito bem das frestas, principalmente em portas e divisórias. Um bom isolamento acústico tem que ser do sistema todo”, afirma.
Opções e aplicações
São várias as opções de materiais para bloquear a passagem do som entre os ambientes. Nas lojas OBorrachão, é possível encontrar placas de drywall, que atendem a vários tipos de isolamento, e combinadas com lãs de pet ou de rocha, garantem um bom bloqueio de sons e ruídos. Esse tipo de material é ideal para o isolamento de residências e para imóveis com paredes geminadas; as mantas acústicas ou painéis em lã de pet, conhecidos como Isolantes Acústicos, podem ser usados em grandes espaços ou pequenas áreas e sua aplicação vai do chão ao teto.
O acompanhamento de um profissional especializado é fundamental para colocar em prática um projeto de isolamento. Ele vai saber orientar como o serviço deve ser feito e o que deve ser usado. Nas lojas OBorrachão, o cliente encontra todos os produtos necessários para que o profissional possa montar o projeto acústico de qualquer tipo de ambiente, levando em conta o melhor custo benefício. “Até porque, nem sempre o que é necessário para um ambiente serve para outro. O isolamento acústico para um quarto de dormir é diferente de uma sala de estar, de um teto, de um banheiro”, completou a arquiteta Bianca Araújo.
OBorrachão disponibiliza uma série de informações sobre isolamento acústico, como fazer e os contatos para a assistência necessária no site https://www.revestimentosoborrachao.com/
[…] Famílias por mais tempo em casa fazem crescer busca por isolamento acústico para melhor conforto […]