Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
O deputado estadual Francisco do PT usou o horário das lideranças na sessão desta quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para esclarecer os questionamentos levantados sobre a realização de um cadastramento de usuários do Restaurante Popular em São José de Mipibu. O assunto foi levando ao plenário pela deputada Cristiane Dantas (SDD) na quarta-feira (16).
“Não tem nenhuma conotação de natureza eleitoral, nem de monitoramento dos usuários do programa. As medidas visam dar eficiência e efetividade aos programas Restaurante Popular, Café Cidadão e Sopa Cidadã, programas que funcionam há vários governos”, disse Francisco do PT.
Nos primeiros 180 dias da gestão Fátima Bezerra (PT), os três programas passaram por auditoria conjunta realizada pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Controladoria Geral e TCE. Francisco do PT lembrou que essas auditorias apontaram alguns problemas, entre eles a inexistência de mecanismo de controle do quantitativo de refeições servidas nos restaurantes.
De acordo com o petista, o objetivo do Governo é, após concluir os cadastramentos, realizar a informatização do sistema, concedendo a cada usuário uma carteira de identificação. O documento permitiria ao Estado contabilizar quantas refeições estariam sendo servidas em cada programa citado.
A própria Cristiane Dantas usou o horário das lideranças, em seguida, para destacar dessa vez o Setembro Verde, campanha de conscientização realizada este mês a favor da doação de órgãos. A parlamentar lamentou a grande queda na quantidade de doações neste período de pandemia.
Segundo a deputada, há 325 pacientes esperando uma doação de córnea no RN, um aumento de 16% no número em relação ao ano passado. Já de pacientes renais, são 219 na fila de espera, um crescimento de 21% se comparado com 2019. “A maior dificuldade com relação as doações de córnea, rins e medula, é a negativa dos familiares e desinformação. Para ser doador de órgãos é importante conversar com familiares externando vontade de doar seus órgãos”, alertou.
Já o deputado Getúlio Rego (DEM) tratou da “trágica situação das estradas” do Estado. O democrata relatou que viajou nos últimos dias por vários municípios potiguares e que este “é o pior momento da péssima conservação das nossas estradas”. “Há 30 dias houve campanha do Governo anunciando liberação de valor razoável para recuperar estradas estaduais. Na prática não está se confirmando. É a mesma frustração do anúncio feito pelo DER ano passado, avisando que até dezembro todas as estradas estariam restauradas. Pura enganação. População do RN merece respeito, não pode ser tratada de forma tão perversa, sendo obrigada a utilizar estrada com tamanha degradação por falta de investimentos”, finalizou.
O líder do governo, deputado George Soares (PL), esclareceu rapidamente que algumas empresas contratadas pelo Executivo para viabilizar a recuperação das estradas estão enfrentando dificuldades para comprar material asfáltico junto a Petrobras pela falta do produto. Mas enfatizou que os recursos estão garantidos e que, em breve, as obras serão realizadas.
Deixe um comentário