Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
Iniciou-se na manhã dessa terça-feira, 14 de setembro de 2020, a 1ª edição do Curso de Operadores de Sistemas de Aeronaves não Tripuladas – COSANT – PM/RN. O curso tem carga horária de 110 horas/aula e visa a formação de pilotos de sistemas não tripulados no desenvolvimento da cultura aeronáutica no seio da corporação policial militar, a criação de rotinas que atendam todas as exigências dos órgão de regulamentação (ANAC e DECEA), bem como aplicação de normas para uso de equipamentos de radiofrequência homologados pela ANATEL na operação de sistemas remotos.
O COSANT, que se dará na modalidade semipresencial, teve a sua aula inaugural ministrada no modo de videoconferência, tendo a ilustre participação do senhor Comandante Geral da PM/RN, o Cel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior; do Chefe da 2ª Seção do EMG da PMRN, o sr. Tenente-coronel Antônio Marinho da Siva; da Adjunta à 2ª Seção do EMG a sra. Major PM Leyla Macêdo Nicácio Silva, bem como da equipe de Oficiais e Praças da Coordenação do Curso mais os 35 alunos policiais militares inscritos.
Como orador dessa da aula magna, contou-se com a participação do sr. Major Aviador PMBA Hérlon Conceição Santos Lima, Chefe de Segurança Operacional Aeronáutica do GRAER/PMBA (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia – 2019), atualmente Comandante da 32ª CIPM/Pojuca Bahia e atual Gerente do Programa de RPA’s (Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas) PM/BA. O tema da aula ministrada: foi “O Desenvolvimento da Cultura Aeronáutica nas Polícias Militares do Brasil”. A aula teve duração de 2h30min com exposição e esclarecimentos de dúvidas dos alunos.
O Comando-Geral da PM/RN está desenvolvendo a cooperação com várias instituições coirmãs como com a Polícia Militar da Bahia, que já detém a expertise com a atuação do seu consolidado Grupamento Aéreo Tripulado e no controle de aeronaves não tripuladas, visando agregar valor à instituição PM/RN para desenvolver o seu próprio Grupamento e Controle de Sistema de aeronaves não tripuladas, formando, capacitando os seus pilotos no controle de operações e integração aos demais sistemas civil e militar.
O COSANT, que tem o término previsto para 26 de outubro, conta com a participação de 35 policiais militares do RN, de dez unidades da Polícia Militar, entre: Seções, Batalhões Ordinários, Batalhões Especializados e Companhias Independentes.
Deixe um comentário