Marca Maxmeio

Postado às 11h10 PlantãoPolítica Nenhum comentário

Ilustração: Associação Brasileira de Veículos Elétricos atesta viabilidade do passe livre para Natal.

Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com

Senador Jean (PT) foi o primeiro dos candidatos a prefeito de capitais do Nordeste a assinar com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) o compromisso em apoio ao desenvolvimento da eletromobilidade urbana.

A cerimônia aconteceu em Brasília, durante uma live com a participação da diretoria da entidade. Na videoconferência, lideranças setoriais e diretores da ABVE debateram com Jean as formas de se incentivar a adoção de veículos elétricos, além de como é possível transformar as cidades brasileiras com ações dessa natureza.

A direção da Associação reafirmou a viabilidade das propostas que o senador tem apresentado para a capital potiguar. Senador Jean manifestou sua disposição em transformar Natal em um dos principais polos do país na adoção e incentivo ao uso de veículos elétricos de diferentes tipos.

Para Jean, as administrações municipais têm uma enorme responsabilidade na implantação de políticas que tornem mais sustentável e racional o transporte urbano. Em seu programa de governo, ele propõe a utilização de ônibus elétricos nos principais corredores de tráfego da capital potiguar.

O candidato explica que o baixo custo da eletromobilidade, aliado à geração de energia elétrica por via eólica e solar, vai baratear o valor gasto por quilômetro rodado e auxiliar na implantação do passe livre, de forma gradual e definitiva.

Durante a reunião com os diretores da ABVE, Senador Jean falou também dos planos de incentivar a eletromobilidade no que os especialistas chamam de “última milha”. Trata-se de um conceito que define o trajeto final do cidadão entre a parada do ônibus ou trem até o seu endereço de trabalho ou de residência. O candidato do PT quer estimular o uso de pequenos veículos, como bicicletas, patinetes e pequenos carros elétricos, para facilitar o deslocamento e reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Os diretores da ABVE fizeram questão de defender a ideia de que Natal tem várias características que a tornam uma candidata potencial a se transformar em um modelo na eletromobilidade. Segundo eles, o fato de a cidade ser litorânea e beneficiada pela sua topografia facilita o uso de veículos movidos por baterias. A geração de energia por meio do sol e dos ventos é mais barata e menos danosa ao meio ambiente.

Ricardo Gugisbergg, presidente da ABVE, lembrou o trabalho desenvolvido por Jean na construção de um projeto que permitiu ao Rio Grande do Norte se transformar em um estado líder na geração de energia limpa, por meio da geração de eletricidade utilizando-se da força dos ventos.

O presidente da ABVE desejou sorte ao Senador Jean na candidatura a prefeito de Natal e manifestou a vontade de que outros candidatos se comprometam com a utilização de meios de transporte mais limpos e econômicos.

A íntegra desta reunião está disponível no link: https://youtu.be/5hqRtFoRmWU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *