Por Elias Medeiros 17 e 18AGO2011ExporCenterNorteSP
A Feira Internacional de Fotografia e Tecnologia da Imagem, realizada em São Paulo é o maior evento deste seguimento na América Latina e está na sua 19ª edição. Reúne profissionais do setor em busca de informações e novas tecnologias que possam melhorar seus trabalhos. O público estimado é de 30 mil profissionais possíveis clientes e compradores.
O destaque da Feira sem dúvida está sendo o estande oficial da Nikon, que tinha como representante no Brasil a TANAKA e agora a Nikon do Brasil com sede na avenida paulista em São Paulo. Lugar apropriado para a apresentação do workshop de Fotografia de Retratos de Luiz Garrido.
Em 1968, o carioca Luiz Garrido foi para Paris estudar economia, desistiu do curso e fez sua opção pela fotografia iniciando assim sua carreira como repórter fotográfico na sucursal da revista Manchete na capital francesa.
O fotógrafo de personalidades inicia sua apresentação com uma dica importante, “Não adianta ter um equipamento bom se não tiver um bom olho”, disse Luiz Garrido, no início da palestra com imagens do seu livro “Retratos”. Assim, um dos nomes mais conhecidos e experientes da fotografia brasileira inicia o workshop.
Nos variados conceitos podemos dizer que o fotógrafo é um pescador de imagens, isso o Luiz Garrido faz muito bem. Falando sobre cada personagem nos remete a um pescador no sentido literal da palavra que prende e diverte o público com suas histórias.
No final do workshop, ele brinda os presentes com uma seção de fotos escolhendo alguém da plateia, belo presente.
iPhoto – Dobradinha de sucesso entre a iPhoto e o Instituto Internacional de Fotografia. O estande da iPhoto movimentou a feira com sua extensa programação. Foi oferecido 18 palestras sobre fotografia de estúdio, casamento, formatura, edição de imagens e captação de vídeo. Os workshop foram abertos aos visitantes que tiveram acesso aos fotógrafos e tiravam suas dúvidas. O mais importante foi acompanhar na prática os passos dos profissionais na arte da fotografia.
Playboy – Não passou despercebido o estande da Dotcell Playboy “Agora você pode seduzir seus clientes. Chegou o coelhinho mais charmoso do mundo.” Com modelos da Agência Paulista Top Look vestidas a carater chamavam a atenção dos fotógrafos de plantão. Tratava-se de um novo seguimento de acessórios para celular e bolsas.
Canon – O tradicional sorteio de máquinas fotográficas sempre às 18h e 30min atraiu um bom público.
Veja a Galeria de Fotos: PhotoBrazil2011
Bom dia Elias,
Realmente a feira estava bacana, porém notei que fugiu um pouco os segmentos, tinha muita coisa que não tinha nada haver com a fotografia ou para nós que vivemos atrás das lentes, achei que deveriam ter colocado mais empresas nesses segmentos e ter tirado as que não interessavam ao público alvo, porém foi legal tirando isso.
Abraços,
Marcelo.
Prezado Marcelo,
Primeiro agradecer pelo acesso ao BLOG.
Este aspecto observado por você foi bastante pertinente, fez parte do nosso comentário tbém.
Na minha opinião o ganho maior da PhotoBrazil2011, foram a quantidade dos Workshop oferecidos gratuitamente
aos visitantes, que possibilitou uma troca de experiências com Personalidades da Arte Fotográfica que conhecemos apenas
através de créditos em jornais e revistas.
Gde abraço e sucesso!!
Belas fotos. Trabalho excelente.
Obrigado, Adriana!!
Gde abraço!!
Oi Elias, me passe seu e-mail de trabalho, para florajornalista@gmail.com?
Bjs
Flora, estou em Natal!! email: eliasmedeirosjornalista@hotmail.com – abraços!!