Prefeitura do Natal inaugura Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil na Cidade da Esperança.
Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
A Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) inaugurou, nesta quarta-feira (04), a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), que oferece tratamento a crianças e adolescentes entre a 10 e 18 anos incompletos, de forma voluntária, com histórico de uso de álcool e drogas em situação de vulnerabilidade social. Os usuários serão encaminhados à unidade através do CAPSi e poderão permanecer no local por até seis meses, de acordo com a evolução de seu projeto terapêutico singular. A Unidade vai funcionar anexa ao Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) da Cidade da Esperança.
“O município de Natal não disponibilizava internamento para esses jovens. Com muito trabalho e planejamento passamos a ofertar esse tipo serviço na nossa rede municipal para tratar jovens com histórico de uso de álcool e drogas em situação de vulnerabilidade social. Aqui eles vão ter interação e o carinho que merecem e têm direito”, explica o secretário de Saúde, George Antunes.
A Unidade de acolhimento dispõe de equipe multiprofissional para acompanhamento com enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social. O local se transforma em residência para que os pacientes desenvolvam atividades em parceria com a programação do CAPSi através de oficinas, terapias e dinâmicas interativas em grupo. O acesso à educação, através da rede escolar, também acontece nesse período. A capacidade de acolhimento do local é de até 10 adolescentes simultaneamente.
“Crianças e adolescentes terão acesso a cuidados psicossociais, de atenção à saúde, através da equipe de profissionais que fazem esse acompanhamento especializado. Dessa forma esses jovens vão continuar inseridos na sociedade e receber tratamento para sua dependência”, comenta Cíntia Gallo, psicóloga do Núcleo de Saúde Mental da SMS Natal.
Deixe um comentário