Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
No mês de novembro a saúde do homem é reforçada mundialmente e isso acontece por causa da campanha Novembro Azul. Criada em 2003 na Austrália, a campanha tem como foco, chamar a atenção do público masculino para a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata, uma doença que age silenciosamente em seu estágio inicial e que se diagnosticada cedo, pode evitar complicações futuras.
Aqui no Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que no país este ano, serão mais de 65 mil casos confirmados. A avaliação inicial para a detecção do câncer de próstata é feita através do exame de PSA (um tipo de exame de sangue) associado ao exame do toque retal. Dependendo dessa avaliação inicial, o médico poderá requisitar outros exames para melhor esclarecimento.
De acordo com o médico urologista, doutor Daniel Medeiros é preciso haver preocupação com a doença. “O Câncer de Próstata é o tumor maligno mais frequente do homem e que também responde pela segunda principal causa de mortalidade dentro dos tumores, com a estimativa aproximada de 15.500 mortes, sendo que boa parte delas poderiam ser evitadas se diagnosticadas em casos mais iniciais”, explicou o médico.
Ainda segundo o médico, algumas medidas podem ser tomadas para diminuir as chances de desenvolver a doença. “O principal é a adoção de hábitos de vida saudável como uma dieta equilibrada, realização de atividade física regular e controle de peso, já que a obesidade é vista hoje como um dos fatores de risco de desenvolvimento da doença”, alertou Daniel Medeiros.
Humana Saúde
Em alusão à campanha, a fachada da sede da Humana Saúde, na avenida Prudente de Morais no Tirol, está toda azul. Uma forma de incentivar os homens a cuidar da saúde. A Humana Saúde também conta com profissionais e clínicas de referência qualificados para prestar o melhor atendimento em saúde.
Deixe um comentário