Redação/Portal de notícias e fotojornalismo Natal/eliasjornalista.com
A Guarda Municipal do Natal (GMN), por meio da Ronda Saúde (RondaS), concluiu nessa terça-feira (10), a primeira etapa do ciclo de capacitação direcionado aos agentes patrimoniais que atuam na segurança preventiva das unidades municipais de saúde da capital. O programa, coordenado pelo Subcomando de Instrução e Material da GMN, entregou 45 certificados de conclusão ao efetivo de agentes lotados no Distrito Sanitário Norte I.
A solenidade de encerramento do primeiro ciclo de capacitação ocorreu na área aberta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara e contou com as participações do comandante da GMN, Alberfran Grilo, do subcomandante de Instrução e Material da GMN, Isaque Nicácio, e do coordenador da RondaS/GMN, R. Costa.
Na ocasião, 45 agentes patrimoniais receberam a certificação, que teve o objetivo de aprimorar a segurança nas unidades municipais de saúde, tornando o corpo de agentes patrimoniais mais qualificado e integrado ao patrulhamento 24h realizado pelo Rondas/GMN nos cinco distritos sanitários de Natal.
Durante a qualificação, os guardas abordaram procedimentos e condutas de segurança para prevenir e minimizar ocorrências, além de explanarem sobre estudo de casos das principais intervenções efetivadas pelas equipes de patrulhamento do RondaS nesses quatro anos de atuação. “Essa é uma forma de integrar e fortalecer a estrutura de segurança dos postos de saúde, UPAs, hospitais e maternidades do município. O agente patrimonial é uma peça importante para a prevenção e, quando qualificado, pode contribuir ainda mais com o trabalho da Guarda, levando mais segurança para pacientes, funcionários e todo o bem público”, comentou o comandante da GMN, Alberfran Grilo.
A qualificação dos agentes patrimoniais segue conforme plano de trabalho do convênio firmado entre as secretarias de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) e a de Saúde (SMS). A capacitação vai abrir novo ciclo de instrução e palestras chegando aos demais distritos sanitários da capital.
Deixe um comentário