Marca Maxmeio

Postado às 10h11 CulturaDestaque Nenhum comentário

Programação virtual inicia como um presente em comemoração aos 43 anos do Parque das Dunas.

Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com

Programação virtual inicia como um presente em comemoração aos 43 anos do Parque das Dunas

O Programa Museal Jornada no Bosque, que acontece no Parque das Dunas (Natal/RN) desde 2019, vem lançando uma série de novidades virtuais na sua programação 2020/2021. Nesta edição, o tema é “A natureza cura”. A ideia é levar o sentimento de reconexão com a saúde, cultura e a natureza mesmo as pessoas estando em casa ou visitando o Parque com a limitações do período de pandemia. Esta semana comemoramos 43 anos do Parque das Dunas e presenteamos com a primeira coleção filtros no Instagram, lançaremos o ManiFesta e fechamos a programação no dia 22 de novembro, data de aniversário do Parque, com a oficina de carimbos e com a imersão no Game Jornada no Bosque.

Para esta edição, estamos lançando uma coleção de filtros do instagram que proporcionam experiências divertidas e ilustradas com espécies da Mata Atlântica. O idealizador  e coordenador do Programa, Maurício Panella, explica que a ideia é que as pessoas se encantem com a experiência da selfie com propósito aliada à arte e a natureza. “Através dessa experiência, as pessoas poderão conhecer mais sobre a fauna e a flora do Parque, além de ser uma forma interativa de conhecimento e  diversão”, ressalta.

No dia 22 de novembro, Dia do Aniversário do Parque, o Jornada oferece uma Oficina de Carimbos presencial no Parque das Dunas, às 10h, aberta para pessoas de todas as idades. Os carimbos utilizam imagens da fauna e flora do Parque para ilustrar em papel. Não é preciso inscrição para participar. Outra atividade será a orientação para as pessoas baixarem os filtros do Instagram e o Game Jornada no Bosque. “Nas nossas redes sociais está acontecendo uma competição onde as primeiras dez pessoas que encontrarem todas as cartas cristais do game ganharão uma camiseta e um mapa ilustrado do parque”, informa Maurício Panella.

O Game é parecido com o Pokémon Go e está disponível gratuitamente para baixar nas plataformas IOS e Android. O espaço natural do bosque é o cenário onde o jogo acontece. Seus desafios colocam os usuários em movimento, impulsionando que caminhem pelas trilhas e caminhos do Parque, ampliando sua interatividade com a biodiversidade do local.Também farão parte da programação as lives e webinários com artistas e pensadores que dialogam com os temas centrais do programa: cultura, saúde e natureza.

Ainda esta semana, um outro presente para o Parque das Dunas será o lançamento do ManiFesta, que é um manifesto com formato de festival. “É um festival com cara de manifesto. Ao longo desta edição o Programa Jornada convida artistas da cidade para pensar, criar e manifestar por meio de seus processos criativos o cenário contemporâneo que toda a humanidade vive com relação aos desafios interconectados entre saúde, cultura e natureza”, explica Maurício. As criações dos artistas potiguares ficarão disponíveis em vídeos no canal Jornada no Bosque, no Youtube e IGTV do Instagram.

O palhaço Piruá, artista conhecido nos espaços de arte potiguar, é o primeiro convidado do ManiFesta. Nesta edição o Programa Jornada cria este eixo dentro do Parque das Dunas, como uma proposição que convida artistas da cidade para pensar e manifestar por meio de seus processos criativos o cenário contemporâneo que toda a Humanidade vive com relação aos desafios interconectados entre saúde, cultura e natureza. Em breve outras atrações, de música, dança e performance também estarão no palco virtual do ManiFesta Jornada.

 

Saiba mais sobre o Jornada no Bosque

O Jornada no Bosque – A Natureza Cura é um programa museal desenvolvido pelo Casadágua – Instituto e Estúdio de Criação que difunde o patrimônio cultural e natural na cidade de Natal e do Brasil por meio da criação de produtos artísticos e pela coordenação de atividades pedagógicas e interativas. Tem como foco o fortalecimento da imagem do Parque das Dunas como uma importante Unidade de Conservação e também como um espaço museológico e artístico. Aprovado na Lei municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, tem patrocínio da Prefeitura do Natal, e conta com incentivo da Unimed Natal, apoio do Governo do Estado do RN, Idema, Parque das Dunas e Sebrae-RN.

Site: www.ajornada.org

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *