Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
Neste sábado (21), a cidade do Natal comemora 267 anos da tradicional festa de Nossa Senhora da Apresentação
A devoção a Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, completa neste sábado (21) o 267° ano de comemoração ininterrupta, na capital, desde que a imagem da santa foi encontrada por pescadores às margens do rio Potengi. A missa solene celebrada nesta manhã, na Catedral Metropolitana, pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, emocionou as centenas de fiéis que, dentro das normas de segurança, ocuparam os assentos reservados no templo.
A governadora Fátima Bezerra assistiu à missa ao lado da secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Íris de Araújo. A convite do celebrante, participou da missa e leu a Liturgia da Palavra. Católica praticante, a gestora parabenizou a organização do evento, que este ano teve formato diferente devido à pandemia da Covid-19. O número de presentes foi reduzido, porém, a festa está sendo transmitida pelos perfis da Arquidiocese nas redes sociais, alcançando expressivo número de participantes.
“Estou aqui para dizer da fé e da coragem que nunca me faltaram para enfrentar essa pandemia. Nunca tive dúvidas de que em primeiro lugar está a saúde das pessoas e, por isso, tomei as medidas necessárias, fechando o comércio quando tinha de ser e abrindo no momento necessário, de maneira gradual e responsável, dentro das normas de segurança. Nesse período, abrimos mais de 500 leitos, que vão ficar como legado para a população, fortalecendo o SUS no Rio Grande do Norte. Renovo meu apelo, diante da imagem de Nossa Senhora da Apresentação, para que todas as pessoas continuem tomando todos os cuidados necessários, a fim de preservarmos a minha, a sua e a saúde das pessoas próximas a nós”, pontuou a governadora, quando chamada ao púlpito, no final da missa.
As celebrações em torno do dia da padroeira começaram às 5h, com a tradicional missa no alvorecer, às margens do rio Potengi, seguida de procissão fluvial partindo do Comando do 3º Distrito Naval. No início da manhã, o arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, celebrou a missa na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral. Na ocasião, a soprano Alzeny Melo, integrante da Camerata de Vozes da Fundação José Augusto fez uma apresentação especial.
Ainda neste dia 21, durante a tarde haverá procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação percorrendo as quatro Zonas da Cidade do Natal e, a partir das 18h, missa de encerramento na Catedral Metropolitana, com Dom Jaime Vieira Rocha.
CELEBRAÇÃO EM NOVO FORMATO
As celebrações deste ano, que iniciaram dia 11 de novembro, estão acontecendo de maneira presencial e online, como em anos anteriores, mas com algumas restrições, como no número de fiéis para a participação na celebração presencial. Neste ano, também não houve a tradicional missa na Pedra do Rosário, bem como, a procissão, que encerrava com a missa na Catedral Metropolitana.
As celebrações na Catedral Metropolitana estão limitadas a 450 participantes por cada evento. Toda a programação da Festa de Nossa Senhora da Apresentação está sendo transmitida pelo Facebook e Youtube da Arquidiocese de Natal. Para assistir, basta acessar: facebook.com/arqnatal ou youtube.com/webtvapresentacao.
Também estavam presentes à missa, que teve como tema “Nos mares revoltos da vida, temos a Mãe da Apresentação a interceder”, a senadora Zenaide Maia, acompanhada do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; os deputados estaduais Hermano Morais e Ubaldo Fernandes e a deputada estadual Eudiane Macedo; o prefeito Álvaro Dias e primeira-dama Amanda; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Poty Júnior, a secretária adjunta da Sethas, Josiane Bezerra, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), Manoel Marques.
Deixe um comentário