Dezembro Vermelho é tema de palestra na Urbana.
Redação/Portal de Notícias e Fotojornalismo/eliasjornalista.com
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) realizou, na manhã desta quinta-feira (17), uma ação sobre o Dezembro Vermelho, que tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Cerca de 40 funcionários da Urbana assistiram a palestra da assistente social do Hospital Giselda Trigueiro, Maria Figueredo, que abordou informação, prevenção e tratamento relacionado ao vírus HIV/AIDS, além de sua experiência no apoio aos portadores do vírus e seus familiares. A ação, que contou o apoio de Jonny Costa, presidente da Urbana, aconteceu no pátio da Companhia e cumpriu todos os cuidados de biossegurança para evitar a disseminação do coronavírus.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é composta pelos funcionários Aldair Silva, Paulo Neris, Kellison Cardoso, Cícero Orlando, Maely Suzana, Newver e Paulo Marcelino.
HIV
O HIV é mais comumente transmitido durante a relação sexual sem uso de preservativo e pela troca de fluidos corporais. O contágio também pode acontecer durante a gravidez, no parto, em transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, pela amamentação e por compartilhamento de agulhas contaminadas
No mundo são 1 milhão e 700 mil novos infectados em 2019; cerca de 38 milhões de pessoas vivendo com HIV, e por volta de 700 mil pessoas mortas por doenças correlatas com a AIDS. Ainda não existe cura para a infecção pelo HIV, embora os tratamentos sejam muito mais eficientes do que no passado. Uma combinação de medicamentos antirretrovirais (ARVs) ajuda a combater a multiplicação do vírus e permite que os pacientes levem vidas mais longas e saudáveis, sem que seu imunológico seja afetado rapidamente. Esses medicamentos também são usados como medida preventiva, para diminuir a transmissão.
Deixe um comentário