Marca Maxmeio

Postado às 10h01 CulturaDestaque Nenhum comentário

“Insegurança” nova música do cantor e compositor potiguar Manul Lira.

Redação/Portal de Notícias e fotojornalismo/eliasjornalista.com

Manul Lira, cantor e compositor potiguar lança nesta segunda-feira (18), a música “Insegurança”, uma produção Lo-fi. A música  fala sobre as vulnerabilidades em um desabafo acompanhado por um som de harmonias simples e cheio de ruídos, faixa essa de produção própria,  desde a parte musical a visual. Está disponível em todas as plataformas digitais de música e há um Lyric Video no YouTube.

 

Eu digo que comecei a minha jornada no cenário artístico potiguar em 2018 quando fui o vencedor do show de intérpretes no Canta Sampaio Festival; foi um divisor de águas. Na época ainda não usava Manul Lira como nome artístico, mas sim Emanuel Silva (segue o link: https://papocultura.com.br/canta-sampaio-festival-resultado/). Contudo, me relaciono com a música desde a infância, participando de corais e grupos vocais na igreja. Após sair do meio gospel, me dediquei à composição de músicas autorais, porém sem muitos recursos para produzi-las e divulgá-las, às engavetei. Até que em 2020, compus “Pandêmico Amor” e após mostrá-la a amigos próximos fui convencido de que precisava a compartilhar naquele período (meados de maio/junho). A produzi em casa usando apenas meu celular, um microfone e o computador e como naquele momento mesmo artistas grandes estavam sendo obrigados a produzir seus trabalhos em casa, devido a epidemia, me senti encorajado a também mostrar meu trabalho realizado apesar de todas as minhas limitações. Após receber vários feedbacks positivos, segui lançando mais singles de forma bem experimental no YouTube, até que em dezembro de 2020 lancei meu primeiro EP, intitulado de “2020”, em todas as plataformas digitais.

 

“2020” se trata de um compilado de 5 faixas (incluindo “Pandêmico Amor” como faixa bônus) que foram escritas por mim enquanto em quarentena durante o ano em questão. Nas canções abordo sentimentos comuns a grande maioria nesse momento pandêmico e de isolamento, como tédio na faixa “Monotonia” ou ansiedade na faixa “Sem Controle”. Todas as faixas foram produzidas inteiramente por mim (o conteúdo lírico, arranjo das músicas, gravação da voz, mixagem e masterização e toda a parte visual).

 

No final de dezembro escrevi mais uma música, “Gratidão”, onde falo sobre a necessidade de se exercitar este sentimento apesar de todo o mal a nossa volta. Obviamente, enquanto cidadãos se torna impossível agradecer pelo ano que se passou tendo em vista todo o caos que enfrentamos; não ignoro este fato, porém direciono na letra da canção o olhar para um mínimo ao qual ainda podemos ser gratos, dito isto, senti que precisava compartilhá-la antes do encerramento de 2020. Tudo certo para o lançamento da música, conversei com uma amiga bailarina e pesquisadora de danças africanas, Nimba Hadiya, sobre a possibilidade de fazermos um vídeo bem caseiro para a música, já que a melodia é toda construída em cima de um afrobeat, porém houve um encontro tão perfeito de ideias que decidi investir em um trabalho um pouco mais ambicioso. Chamei uma amiga filmmaker para fazer as imagens, Carol Lopes, e contei com o suporte de mais duas amigas, Kleyeny Kesly e Kédma, no dia da gravação e eu, além de dirigir todo o projeto, fiz todo o trabalho de pós-produção (montagem, edição e marketing) para, assim, em 28 de dezembro, lançar meu primeiro videoclipe oficial para a música “Gratidão” em meu canal do YouTube.

 

Os links de todas as produções citadas se encontram disponíveis em minhas redes sociais.
(Instagram: https://www.instagram.com/sobremanul/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *